15 Ideias de Atividades (BNCC) educação fundamental 3º ano

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade divertida e educativa que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições, promovendo a memorização e a compreensão do vocabulário. Essa atividade estimula a interação entre os alunos e pode ser realizada em grupos, promovendo o trabalho em equipe e a colaboração.

2. Produção de Texto Coletiva (BNCC: EF15LP02)

Os alunos se reúnem em grupos para produzir um texto coletivo sobre um tema específico. Cada grupo deve discutir e organizar suas ideias antes de redigir o texto. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, argumentação e trabalho em grupo, além de permitir que os alunos pratiquem a construção de narrativas e a coesão textual.

3. Criação de Quadrinhos (BNCC: EF15LP03)

Os alunos são desafiados a criar uma história em quadrinhos que aborde um tema estudado em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos pratiquem a narrativa visual e a sequência lógica de eventos. Os quadrinhos podem ser apresentados para a turma, promovendo a troca de ideias e feedbacks.

4. Experimentos Científicos (BNCC: EF02CI01)

Realizar experimentos simples em sala de aula para explorar conceitos científicos. Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar e executar experimentos, registrando suas observações e conclusões. Essa atividade promove o aprendizado prático e a curiosidade científica, além de desenvolver habilidades de investigação e análise crítica.

5. Debates sobre Temas Sociais (BNCC: EF15LP04)

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante. Os alunos devem pesquisar sobre o assunto, preparar argumentos e participar ativamente da discussão. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação, oratória e respeito à diversidade de opiniões, além de promover a reflexão crítica sobre questões sociais.

6. Criação de um Jornal Escolar (BNCC: EF15LP05)

Os alunos são convidados a criar um jornal escolar, onde podem escrever sobre eventos da escola, entrevistas com professores e alunos, e resenhas de livros. Essa atividade estimula a escrita criativa, a pesquisa e o trabalho em equipe, além de proporcionar uma plataforma para os alunos expressarem suas opiniões e ideias.

7. Atividades de Leitura Compartilhada (BNCC: EF15LP06)

Realizar sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta para a turma. Essa atividade promove a fluência na leitura, a interpretação de textos e a construção de um ambiente de leitura prazerosa. Os alunos podem discutir o que leram, desenvolvendo habilidades de compreensão e análise crítica.

8. Jogos de Matemática (BNCC: EF15MA01)

Desenvolver jogos que envolvam operações matemáticas, como bingo de números ou caça-palavras com termos matemáticos. Essas atividades tornam o aprendizado da matemática mais lúdico e interativo, ajudando os alunos a fixarem conceitos de forma divertida e envolvente.

9. Projetos de Artesanato (BNCC: EF15AR01)

Os alunos podem participar de projetos de artesanato que envolvam a criação de objetos utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade, a consciência ambiental e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos explorem diferentes técnicas artísticas.

10. Visitas a Museus Virtuais (BNCC: EF15HI01)

Organizar visitas a museus virtuais, onde os alunos podem explorar exposições e aprender sobre história, arte e cultura. Essa atividade amplia o conhecimento dos alunos e proporciona uma experiência educativa rica, mesmo à distância, estimulando a curiosidade e o interesse por diferentes áreas do conhecimento.