15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física ensino fundamental vôlei

1. Jogo de Vôlei Adaptado

Uma atividade que promove a inclusão e a adaptação do vôlei para todos os alunos. Os alunos são divididos em equipes e jogam com uma rede mais baixa e uma bola mais leve. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF01, que propõe a prática de jogos e brincadeiras que promovam a inclusão e a diversidade.

2. Circuito de Habilidades

Os alunos passam por diferentes estações que trabalham habilidades específicas do vôlei, como saque, recepção e ataque. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem rotacionar entre elas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a prática de atividades físicas que desenvolvam habilidades motoras.

3. Torneio de Vôlei

Organizar um torneio entre as turmas, onde os alunos podem aplicar as habilidades aprendidas em um ambiente competitivo. O torneio pode ser realizado em formato de eliminatórias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a participação em competições e eventos esportivos.

4. Vôlei de Praia

Levar os alunos para uma aula de vôlei de praia, onde eles podem experimentar o jogo em um ambiente diferente. Essa atividade pode incluir regras específicas do vôlei de praia e é uma ótima maneira de trabalhar a habilidade BNCC EF15EF04, que propõe a vivência de diferentes modalidades esportivas.

5. Desafio do Saque

Realizar um desafio onde os alunos devem acertar o saque em alvos colocados no campo. Essa atividade ajuda a desenvolver a precisão e a força do saque, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a importância do desenvolvimento de habilidades específicas em esportes.

6. Vôlei com Balões

Utilizar balões para ensinar os fundamentos do vôlei de forma lúdica. Os alunos devem manter o balão no ar, praticando toques e passes. Essa atividade é ideal para a habilidade BNCC EF15EF06, que propõe a prática de atividades que promovam a socialização e o trabalho em equipe.

7. Jogo de Vôlei com Obstáculos

Criar um jogo de vôlei onde os alunos devem superar obstáculos para chegar à rede. Isso pode incluir dribles ou saltos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF07, que incentiva a superação de desafios e o desenvolvimento de habilidades motoras.

8. Vôlei em Duplas

Formar duplas para praticar passes e recepções. Essa atividade permite que os alunos se concentrem em suas habilidades individuais e na comunicação com o parceiro. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a importância da cooperação e do trabalho em equipe.

9. Aula de Vôlei com Música

Integrar música à aula de vôlei, onde os alunos devem realizar movimentos e passes ao ritmo da música. Essa atividade promove a coordenação e a diversão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que propõe a vivência de atividades que estimulem a criatividade e a expressão corporal.

10. Vôlei e Educação Ambiental

Realizar uma atividade de vôlei em um ambiente natural, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Os alunos podem discutir a importância da natureza enquanto praticam o esporte. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF10, que incentiva a reflexão sobre a relação entre esporte e meio ambiente.