15 Ideias de Atividades (BNCC) Educação Física Séries Iniciais

1. Corrida do Saci

A Corrida do Saci é uma atividade lúdica que estimula a agilidade e a velocidade dos alunos. Os estudantes devem correr em um percurso demarcado, enquanto tentam equilibrar um objeto na cabeça, como uma pequena bola ou um livro. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que envolve a prática de atividades físicas que promovem o desenvolvimento motor.

2. Jogo da Memória Corporal

O Jogo da Memória Corporal é uma excelente forma de trabalhar a consciência corporal. Os alunos devem formar pares e, em seguida, realizar movimentos que imitam partes do corpo, como tocar o pé ou levantar o braço. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF02, que busca desenvolver a percepção do corpo e suas possibilidades de movimento.

3. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que promove a resistência e a coordenação motora. Os alunos devem passar por diferentes estações, como pular cordas, rastejar sob barreiras e equilibrar-se em uma linha. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a prática de atividades que desenvolvem a força e a resistência.

4. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade promove a socialização e está alinhada à habilidade BNCC EF15EF04, que envolve a prática de atividades que favorecem a interação social.

5. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos são divididos em grupos e recebem pistas que os levam a diferentes locais da escola, onde devem realizar desafios físicos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF05, que busca desenvolver a cooperação e o respeito mútuo.

6. Futebol Adaptado

O Futebol Adaptado é uma forma inclusiva de praticar o esporte. Os alunos jogam futebol, mas com regras adaptadas para garantir a participação de todos, como o uso de uma bola maior ou a redução do tamanho do campo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF06, que promove a inclusão e a diversidade nas práticas esportivas.

7. Estafetas de Revezamento

As Estafetas de Revezamento são uma ótima maneira de trabalhar a velocidade e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em equipes e devem correr uma determinada distância, passando um bastão entre si. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF07, que envolve a prática de atividades que desenvolvem a velocidade e a colaboração.

8. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Os Jogos de Tabuleiro Gigantes são uma forma divertida de integrar movimento e raciocínio lógico. Os alunos jogam em um tabuleiro grande, onde cada casa representa uma atividade física ou um desafio. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF08, que busca desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas através do movimento.

9. Yoga para Crianças

A prática de Yoga para Crianças é uma atividade que promove a concentração e o relaxamento. Os alunos aprendem posturas simples e técnicas de respiração, ajudando a desenvolver a flexibilidade e a consciência corporal. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF09, que envolve a prática de atividades que favorecem o bem-estar físico e mental.

10. Brincadeiras Tradicionais

As Brincadeiras Tradicionais, como Pique-Esconde e Queimada, são essenciais para o desenvolvimento social e motor das crianças. Essas atividades promovem a interação e o respeito às regras, além de estimular a atividade física. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15EF10, que busca valorizar a cultura e as tradições nas atividades físicas.