15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para pré-escola

1. Corrida do Saci

A Corrida do Saci é uma atividade lúdica que envolve corrida e agilidade. As crianças devem correr até um ponto determinado e voltar, enquanto tentam imitar os movimentos do Saci, como pular em uma perna só. Essa atividade estimula a coordenação motora e a resistência física. Habilidade BNCC: EF02EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

Este jogo combina a memória com a atividade física. As crianças devem memorizar uma sequência de movimentos (como pular, girar, agachar) e repeti-los na ordem correta. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de promover o exercício físico. Habilidade BNCC: EF02EF02.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e a coordenação motora. As crianças dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a dificuldade. Habilidade BNCC: EF02EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos com cones, cordas e outros materiais permite que as crianças pratiquem diferentes habilidades motoras, como saltar, correr e se equilibrar. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento físico e a superação de desafios. Habilidade BNCC: EF02EF04.

5. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que envolve corrida e resolução de pistas. As crianças devem seguir dicas para encontrar objetos escondidos no espaço. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a atividade física, além de ser muito divertida. Habilidade BNCC: EF02EF05.

6. Jogo do Pato, Pato, Ganso

Esse jogo é uma ótima maneira de trabalhar a socialização e a movimentação. As crianças sentam em círculo, e uma delas caminha ao redor, tocando as outras e dizendo “pato”. Quando escolhe um “ganso”, inicia-se uma corrida. Habilidade BNCC: EF02EF06.

7. Brincadeira de Estátua

Na brincadeira de Estátua, as crianças dançam enquanto a música toca e devem congelar quando a música para. Essa atividade desenvolve a concentração e o controle corporal, além de ser uma forma divertida de se exercitar. Habilidade BNCC: EF02EF07.

8. Futebol com Balões

O Futebol com Balões é uma atividade que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. As crianças devem chutar balões em vez de bolas, tornando a atividade mais leve e divertida. Habilidade BNCC: EF02EF08.

9. Atividades com Fitas Coloridas

Utilizar fitas coloridas para criar caminhos ou formas no chão pode estimular a criatividade e a coordenação. As crianças podem pular, correr ou se equilibrar sobre as fitas, desenvolvendo habilidades motoras e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF02EF09.

10. Jogos de Roda

Os Jogos de Roda, como “Ciranda Cirandinha”, promovem a interação social e a atividade física. As crianças formam um círculo e cantam enquanto dançam, desenvolvendo ritmo e coordenação. Habilidade BNCC: EF02EF10.

11. Brincadeira de Queimada

A Queimada é um jogo que envolve estratégia e agilidade. As crianças se dividem em equipes e tentam acertar os adversários com a bola. Essa atividade promove o trabalho em equipe e o condicionamento físico. Habilidade BNCC: EF02EF11.

12. Atividades com Bambolês

Os bambolês podem ser utilizados para criar diversas atividades, como girar, pular ou passar por dentro. Essa atividade é ótima para desenvolver a coordenação e a flexibilidade das crianças. Habilidade BNCC: EF02EF12.

13. Pular Corda

Pular corda é uma atividade simples, mas muito eficaz para o desenvolvimento da coordenação motora e resistência. As crianças podem pular sozinhas ou em grupo, criando desafios de ritmo e contagem. Habilidade BNCC: EF02EF13.

14. Jogos de Equilíbrio

Atividades que envolvem equilíbrio, como andar sobre uma linha ou uma fita, ajudam a desenvolver a consciência corporal e a coordenação. As crianças podem competir para ver quem consegue ficar em pé por mais tempo. Habilidade BNCC: EF02EF14.

15. Atividades com Música e Movimento

Incorporar música nas atividades físicas torna o aprendizado mais divertido. As crianças podem dançar livremente ou seguir coreografias simples, estimulando a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02EF15.