15 Ideias de Atividades (BNCC) Educação Física Jogos Cooperativos

1. Jogo da Amizade

O Jogo da Amizade é uma atividade que promove a interação e o trabalho em equipe entre os alunos. Os estudantes são divididos em grupos e devem criar uma apresentação sobre um tema escolhido, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de desenvolver habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento Cooperativa

Nesta atividade, os alunos formam equipes e participam de uma corrida de revezamento, onde cada membro deve completar uma parte do percurso antes de passar o bastão para o próximo. O foco é na cooperação e no apoio mútuo, incentivando os alunos a se ajudarem durante a corrida. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Caça ao Tesouro Colaborativa

A Caça ao Tesouro Colaborativa envolve a criação de pistas que levam a diferentes locais dentro da escola ou do parque. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver enigmas e encontrar o tesouro escondido. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a cooperação entre os participantes. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras Cooperativa

Uma versão adaptada da tradicional Dança das Cadeiras, onde, ao invés de eliminar os alunos, todos devem encontrar uma forma de se acomodar nas cadeiras disponíveis. Isso promove a inclusão e a colaboração, já que os alunos precisam trabalhar juntos para garantir que todos tenham um lugar. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Construção de Jogos de Tabuleiro

Os alunos são divididos em grupos e desafiados a criar seus próprios jogos de tabuleiro, utilizando materiais simples. Cada grupo deve apresentar seu jogo e explicar as regras, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Futebol Cooperativo

No Futebol Cooperativo, as regras tradicionais são adaptadas para que o objetivo principal seja a inclusão de todos os jogadores, independentemente de suas habilidades. Os alunos devem trabalhar juntos para marcar gols, promovendo a empatia e o respeito. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Circuito de Atividades em Duplas

Os alunos formam duplas e percorrem um circuito com diferentes estações de atividades físicas. Cada estação requer que os alunos ajudem um ao outro a completar os desafios, promovendo a cooperação e a amizade. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Roda

Os Jogos de Roda são atividades que envolvem todos os alunos em um grande círculo, onde eles devem passar uma bola ou objeto de um para o outro, seguindo regras específicas. Essa dinâmica promove a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Alongamento em Grupo

Os alunos se reúnem em grupos para realizar uma série de alongamentos, onde cada um é responsável por ensinar um movimento ao grupo. Isso promove a liderança e a colaboração, além de ser uma ótima maneira de iniciar uma aula. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Gincana Cooperativa

A Gincana Cooperativa é uma competição onde as equipes devem completar uma série de desafios que exigem colaboração e estratégia. Os alunos aprendem a trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum, desenvolvendo habilidades sociais e de liderança. Habilidade BNCC: EF15EF10.