15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física no ensino fundamental jogos

1. Jogo da Memória com Movimentos

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, girar e correr. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, ao fazê-lo, realizar a atividade correspondente. Essa dinâmica estimula a memória e a consciência corporal, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento com Obstáculos

Organize uma corrida de revezamento em que os alunos devem superar uma série de obstáculos, como cones, cordas e pneus. Essa atividade desenvolve a agilidade, o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos podem ser divididos em equipes, e cada membro deve completar o percurso antes de passar o bastão para o próximo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos precisam completar desafios físicos para encontrar pistas que os levem ao tesouro final. Os desafios podem incluir saltos, corridas e exercícios de força. Essa atividade promove a atividade física de forma lúdica e estimula a resolução de problemas em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras com Música e Movimento

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras, incorporando movimentos corporais específicos que os alunos devem realizar enquanto a música toca. Quando a música parar, eles devem encontrar uma cadeira, mas antes, devem executar o movimento solicitado. Essa atividade é excelente para desenvolver o ritmo, a coordenação e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol com Balões

Organize um jogo de futebol utilizando balões em vez de uma bola convencional. Os alunos devem chutar e controlar os balões, o que torna a atividade mais leve e divertida. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades motoras e o trabalho em equipe, além de ser uma alternativa inclusiva para todos os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Circuito de Atividades Físicas

Monte um circuito com diferentes estações que os alunos devem completar, como pular corda, fazer flexões e correr em zigue-zague. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem se revezar. Essa atividade promove a resistência, a força e a coordenação, além de ser uma forma divertida de exercitar o corpo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Crie um jogo de tabuleiro gigante no pátio da escola, onde os alunos são as peças. Eles devem realizar atividades físicas em cada casa do tabuleiro, como saltos ou corridas. Essa atividade estimula a criatividade e a atividade física, além de promover a interação social entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Vôlei com Balões

Realize uma partida de vôlei utilizando balões, onde os alunos devem passar o balão para o lado do adversário sem deixá-lo cair. Essa atividade é ótima para desenvolver a coordenação, o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Estafetas de Lançamento

Organize uma competição de estafetas onde os alunos devem lançar diferentes objetos, como bolas ou frisbees, para seus colegas. Cada aluno deve completar seu lançamento antes de passar para o próximo. Essa atividade ajuda a desenvolver a força e a precisão, além de promover a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Imitação

Proponha um jogo onde os alunos devem imitar diferentes animais em suas locomoções, como pular como um sapo ou rastejar como uma cobra. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência corporal, além de ser uma forma divertida de se exercitar. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Queimada com Regras Alternativas

Realize uma partida de queimada, mas com regras alternativas que incentivem a movimentação e a estratégia, como permitir que os jogadores se movam apenas em certas áreas ou que tenham que realizar um movimento específico ao serem atingidos. Essa atividade promove a agilidade e o pensamento estratégico. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Pique-Bandeira com Desafios

Adapte o jogo de pique-bandeira, incluindo desafios físicos que os alunos devem completar ao capturar a bandeira do time adversário, como fazer 10 polichinelos ou correr em círculos. Essa atividade estimula a resistência e a colaboração em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Atividades de Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga, ensinando posturas simples que podem ser realizadas em grupo. As aulas podem incluir jogos que incentivem a concentração e o relaxamento, promovendo o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Jogos de Água em Dias Quentes

Nos dias quentes, organize jogos de água, como corrida de balões d’água ou batalha de água. Essas atividades são divertidas e ajudam a manter os alunos ativos, além de promover a socialização e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Atividades de Expressão Corporal

Proponha atividades que incentivem a expressão corporal, como dramatizações ou danças em grupo. Os alunos podem criar suas próprias coreografias, o que estimula a criatividade e a confiança em si mesmos. Habilidade BNCC: EF15EF15.