15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física futsal ensino fundamental

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais dos alunos. Os estudantes são divididos em grupos e devem realizar passes em um espaço delimitado, priorizando a precisão e a comunicação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de jogos e brincadeiras, promovendo a interação e o trabalho em equipe.

2. Torneio de Futsal

Organizar um torneio de futsal entre as turmas é uma excelente maneira de estimular a competitividade saudável e o espírito esportivo. Os alunos são divididos em equipes, e cada uma deve jogar contra as outras em um formato de liga. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a participação em competições e a valorização do trabalho em equipe.

3. Dribles Criativos

Os alunos devem praticar diferentes tipos de dribles, como o drible de corpo e o drible em velocidade. O professor pode criar um circuito onde os alunos precisam superar obstáculos enquanto driblam a bola. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF15EF03, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras específicas no futsal.

4. Jogo de Posse de Bola

Dividir os alunos em duas equipes e promover um jogo onde o objetivo é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. Essa atividade ajuda a desenvolver a estratégia e a visão de jogo, além de trabalhar a habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a importância da posse de bola e do jogo coletivo.

5. Circuito de Habilidades

Montar um circuito que inclua diferentes estações, como passes, chutes ao gol e dribles. Os alunos devem passar por cada estação, praticando suas habilidades. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a prática de diferentes habilidades motoras no futsal.

6. Mini-jogos

Realizar mini-jogos em espaços reduzidos, onde o foco é a técnica e a habilidade individual. Os alunos podem jogar em duplas ou trios, o que favorece a prática e o aprendizado. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a prática de jogos em diferentes formatos e dimensões.

7. Acompanhamento de Jogos Profissionais

Assistir a um jogo de futsal profissional e discutir as jogadas, estratégias e habilidades dos jogadores. Essa atividade pode ser feita em sala de aula e ajuda a conectar a teoria à prática. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a análise crítica das práticas esportivas.

8. Criação de Estratégias de Jogo

Os alunos devem se reunir em grupos para criar uma estratégia de jogo para um torneio. Eles devem discutir posições, jogadas e táticas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a elaboração de estratégias e táticas em jogos coletivos.

9. Treinamento de Chute ao Gol

Organizar uma atividade focada no chute ao gol, onde os alunos praticam diferentes tipos de chutes, como o chute colocado e o chute forte. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a prática de finalizações no futsal.

10. Jogos de Revezamento

Promover jogos de revezamento onde os alunos devem trocar de posição durante a partida. Essa atividade ajuda a desenvolver a versatilidade e a compreensão do jogo. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a importância da adaptação e flexibilidade nas práticas esportivas.