15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física fundamental 1

15 Ideias de Atividades (BNCC) Educação Física Fundamental 1

A primeira ideia de atividade é a “Corrida do Saco”, que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se colocar dentro de sacos e correr até a linha de chegada. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01 da BNCC, que aborda o desenvolvimento de habilidades motoras básicas.

A segunda atividade é o “Jogo da Memória com Movimentos”, onde os alunos devem associar movimentos a cartas. Essa atividade estimula a memória e a percepção corporal, atendendo à habilidade EF15EF02 da BNCC, que enfatiza a importância do reconhecimento do próprio corpo e suas possibilidades.

A terceira ideia é a “Dança das Cadeiras”, que promove a socialização e o ritmo. Os alunos dançam ao som de músicas e, ao parar a música, devem encontrar uma cadeira. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF03, que envolve a prática de danças e jogos populares.

A quarta atividade é o “Estafetas com Balões”, onde os alunos devem passar um balão entre si sem usar as mãos. Essa atividade desenvolve a coordenação e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15EF04 da BNCC, que trata da importância do trabalho em grupo nas atividades físicas.

A quinta ideia é o “Circuito de Obstáculos”, que pode incluir saltos, corridas e rasteiras. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, promovendo a resistência e a agilidade. Essa atividade atende à habilidade EF15EF05, que aborda a realização de atividades físicas em diferentes contextos.

A sexta atividade é a “Caça ao Tesouro”, onde os alunos devem seguir pistas para encontrar objetos escondidos. Essa atividade estimula a observação e a estratégia, alinhando-se à habilidade EF15EF06 da BNCC, que enfatiza a exploração do espaço e a interação com o ambiente.

A sétima ideia é o “Jogo do Pique”, que promove a agilidade e a velocidade. Os alunos se dividem em grupos e um deles deve tentar pegar os outros. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF07, que aborda a prática de jogos de perseguição e fuga.

A oitava atividade é a “Oficina de Malabares”, onde os alunos aprendem a equilibrar e lançar objetos. Essa atividade desenvolve a coordenação e a concentração, alinhando-se à habilidade EF15EF08 da BNCC, que trata do desenvolvimento de habilidades circenses.

A nona ideia é a “Gincana de Jogos Tradicionais”, onde os alunos participam de brincadeiras como “Queimada” e “Pique-Bandeira”. Essa atividade promove a cultura popular e a socialização, atendendo à habilidade EF15EF09, que enfatiza a valorização das tradições culturais.

A décima atividade é a “Roda de Capoeira”, que promove a cultura afro-brasileira e o respeito mútuo. Os alunos aprendem movimentos básicos de capoeira, alinhando-se à habilidade EF15EF10 da BNCC, que aborda a diversidade cultural nas práticas corporais.

A décima primeira ideia é a “Atividade de Yoga para Crianças”, que ensina posturas simples e técnicas de respiração. Essa atividade promove o relaxamento e a concentração, atendendo à habilidade EF15EF11, que enfatiza a importância do autocuidado e bem-estar.

A décima segunda atividade é o “Jogo de Futebol Adaptado”, onde as regras são ajustadas para incluir todos os alunos. Essa atividade promove a inclusão e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15EF12 da BNCC, que trata da prática de esportes de forma inclusiva.

A décima terceira ideia é a “Dança Criativa”, onde os alunos criam suas próprias coreografias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, atendendo à habilidade EF15EF13, que aborda a criação e a improvisação nas danças.

A décima quarta atividade é a “Brincadeira de Esconde-Esconde”, que promove a agilidade e a estratégia. Os alunos devem se esconder e ser encontrados, alinhando-se à habilidade EF15EF14 da BNCC, que enfatiza a prática de jogos de esconde-esconde.

A décima quinta ideia é a “Atividade de Natação”, que pode ser realizada em piscina. Essa atividade promove a resistência e a segurança na água, atendendo à habilidade EF15EF15, que aborda a prática de atividades aquáticas.