15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física escolar ensino médio

1. Jogo de Queimada

A queimada é uma atividade clássica que promove o trabalho em equipe e a agilidade dos alunos. Os estudantes são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os adversários ao acertá-los com a bola. Essa atividade estimula a coordenação motora e a estratégia de grupo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma excelente forma de desenvolver a resistência física e o trabalho em equipe. Os alunos são organizados em grupos e devem correr uma determinada distância, passando o bastão entre si. Essa atividade também pode ser adaptada para incluir obstáculos, aumentando o desafio. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que promove a socialização e a expressão corporal. Os alunos aprendem diferentes estilos de dança, como samba, forró e tango, desenvolvendo habilidades rítmicas e de coordenação. Além disso, a dança estimula a autoestima e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atividades Circenses

As atividades circenses, como malabares e acrobacias, são ótimas para desenvolver a coordenação motora e a concentração. Os alunos podem aprender a manipular objetos como bolas, aros e diabos, promovendo a criatividade e a superação de desafios. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Integrar jogos de tabuleiro que envolvem estratégias esportivas pode ser uma forma divertida de ensinar regras e táticas. Os alunos podem criar seus próprios jogos, promovendo a criatividade e o raciocínio lógico, além de discutir sobre esportes e suas regras. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades Aquáticas

As atividades aquáticas, como natação e jogos na piscina, são essenciais para o desenvolvimento da resistência e da segurança no ambiente aquático. Os alunos podem participar de competições amistosas, além de aprender técnicas de natação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Circuito de Exercícios Funcionais

Um circuito de exercícios funcionais pode incluir atividades como saltos, agachamentos e flexões, promovendo a força e a resistência muscular. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, incentivando a colaboração e a motivação mútua. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma forma inclusiva de praticar o esporte, permitindo que todos os alunos participem, independentemente de suas habilidades. Essa atividade promove o trabalho em equipe, a comunicação e a inclusão social. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Yoga para Jovens

A prática de yoga é excelente para desenvolver a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade. Os alunos aprendem posturas e técnicas de respiração, promovendo o bem-estar físico e mental. Essa atividade pode ser realizada em grupo, incentivando a interação. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Gincana Esportiva

A gincana esportiva é uma atividade que reúne diversas modalidades esportivas em um único evento. Os alunos são divididos em equipes e competem em diferentes provas, promovendo a cooperação, a competitividade saudável e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF10.