15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física escolar ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Esportes

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que apresentam diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo o aprendizado sobre as modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temas de Saúde

Adaptar o clássico jogo da dança das cadeiras, onde cada cadeira representa um tema relacionado à saúde e bem-estar. Quando a música para, os alunos devem discutir o tema da cadeira em que estão sentados. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro Esportivo

Realizar uma caça ao tesouro onde as pistas estão relacionadas a diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem trabalhar em equipe para decifrar as pistas e encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Olimpíadas Escolares

Promover um evento de olimpíadas escolares, onde os alunos competem em diversas modalidades esportivas. Essa atividade estimula o espírito de equipe e a prática de esportes. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos Tradicionais Brasileiros

Incluir jogos tradicionais, como a queimada e o pião, nas aulas de educação física. Os alunos aprendem sobre a cultura brasileira enquanto se exercitam. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Iniciar as aulas com uma sessão de alongamento e relaxamento, ensinando os alunos sobre a importância dessas práticas para a saúde física e mental. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Mini Torneios de Futebol

Organizar mini torneios de futebol, onde os alunos podem praticar suas habilidades e aprender sobre trabalho em equipe e fair play. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Natação

Se possível, incluir aulas de natação, abordando técnicas básicas e a importância da segurança na água. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Criação de Coreografias em Grupo

Estimular os alunos a criar suas próprias coreografias em grupo, promovendo a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF10.