15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física no ensino médio

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para atender às necessidades dos alunos do ensino médio. A proposta é dividir a turma em duas equipes, utilizando uma quadra ou espaço amplo. Os alunos devem trabalhar em equipe para eliminar os adversários, lançando a bola e evitando ser atingidos. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, trabalho em equipe e estratégias de jogo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Exercícios Funcionais

Montar um circuito de exercícios funcionais é uma excelente maneira de promover a atividade física de forma dinâmica. Os alunos podem ser divididos em grupos e passar por diferentes estações, onde realizarão exercícios como agachamentos, flexões, abdominais e saltos. Essa atividade estimula a resistência, força e coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que promove a socialização e o desenvolvimento de habilidades rítmicas. Os alunos podem aprender diferentes estilos, como samba, forró e tango. A atividade pode ser realizada em duplas, incentivando a interação e o respeito ao parceiro. Além disso, a dança melhora a coordenação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atividades de Atletismo

As atividades de atletismo, como corrida, salto em distância e arremesso de peso, podem ser introduzidas no ensino médio. Os alunos podem participar de competições internas, promovendo a competitividade saudável e o desenvolvimento de habilidades físicas. Essa atividade também ensina sobre disciplina e superação de limites. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos são uma ótima maneira de promover a inclusão e o trabalho em equipe. Atividades como o “Captura da Bandeira” ou “Corrida de Revezamento” incentivam os alunos a colaborarem uns com os outros para alcançar um objetivo comum. Essa abordagem ajuda a desenvolver habilidades sociais e a empatia entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Práticas de Yoga

A prática de yoga pode ser introduzida nas aulas de educação física, promovendo o bem-estar físico e mental dos alunos. As posturas de yoga ajudam a melhorar a flexibilidade, força e concentração. Além disso, a prática de técnicas de respiração e meditação pode auxiliar na redução do estresse e na promoção da saúde emocional. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Esportes de Raquete

Atividades como tênis, badminton ou frescobol podem ser exploradas nas aulas de educação física. Essas modalidades ajudam a desenvolver a coordenação, agilidade e reflexos dos alunos. Além disso, os esportes de raquete promovem a competitividade saudável e o respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Natação

A natação é uma atividade completa que pode ser ensinada no ensino médio. Os alunos podem aprender diferentes estilos de nado e participar de atividades aquáticas. A natação melhora a resistência cardiovascular, a força muscular e a flexibilidade, além de ser uma habilidade importante para a segurança aquática. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Tabuleiro e Estratégia

Incorporar jogos de tabuleiro e de estratégia nas aulas de educação física pode ser uma forma inovadora de trabalhar habilidades cognitivas e sociais. Jogos como xadrez ou damas promovem o raciocínio lógico, a tomada de decisão e a paciência. Essa atividade pode ser realizada em grupo, estimulando a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Aventura

As atividades de aventura, como escalada, trilhas e orientação, podem ser realizadas fora do ambiente escolar. Essas experiências promovem o trabalho em equipe, a superação de desafios e o contato com a natureza. Além disso, as atividades de aventura ajudam a desenvolver habilidades de liderança e resiliência. Habilidade BNCC: EF15EF10.