15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física ensino fundamental II futsal

1. Jogo de Futsal Adaptado

Uma atividade que envolve a adaptação das regras do futsal para atender às necessidades dos alunos. Os estudantes podem jogar em equipes mistas, promovendo a inclusão e a participação de todos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF01, que enfatiza a prática de atividades físicas de forma inclusiva e respeitosa.

2. Circuito de Habilidades

Organizar um circuito que inclua dribles, passes e finalizações. Os alunos devem passar por diferentes estações, cada uma focando em uma habilidade específica do futsal. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF02, que busca desenvolver as habilidades motoras e a coordenação.

3. Torneio de Futsal

Realizar um torneio entre as turmas, onde os alunos podem competir em um ambiente saudável. O torneio pode ser estruturado em formato de eliminatórias, promovendo o espírito esportivo e a colaboração. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a prática de esportes em equipe.

4. Jogos de Posse de Bola

Dividir os alunos em duas equipes e promover jogos onde o objetivo é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. Essa atividade desenvolve a estratégia e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que enfatiza a importância da cooperação nas atividades físicas.

5. Futsal com Regras Modificadas

Modificar algumas regras do futsal, como o número de toques na bola ou a duração das partidas. Essa atividade estimula a criatividade dos alunos e a adaptação às novas situações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05, que promove a flexibilidade nas práticas esportivas.

6. Atividades de Aquecimento

Iniciar as aulas com atividades de aquecimento específicas para o futsal, como alongamentos dinâmicos e exercícios de mobilidade. Essa prática é fundamental para prevenir lesões e está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a importância do aquecimento nas atividades físicas.

7. Desafios de Finalização

Propor desafios onde os alunos devem finalizar a gol a partir de diferentes posições e distâncias. Essa atividade foca no aprimoramento das habilidades de finalização e está relacionada à habilidade BNCC EF15EF07, que busca desenvolver a precisão nos arremessos.

8. Jogo de Futsal com Temática

Realizar um jogo de futsal com uma temática específica, como “futsal dos super-heróis”, onde os alunos devem criar nomes e uniformes inspirados em personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que promove a expressão cultural nas atividades físicas.

9. Análise de Jogos

Assistir a vídeos de partidas de futsal e discutir as estratégias utilizadas pelas equipes. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a análise tática, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que incentiva a reflexão sobre as práticas esportivas.

10. Futsal e Música

Integrar a música às atividades de futsal, criando um ambiente mais dinâmico e divertido. Os alunos podem jogar ao som de músicas animadas, promovendo a alegria e a motivação. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF10, que busca a integração de diferentes linguagens nas práticas esportivas.