15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física ensino fundamental 1

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos são divididos em grupos e cada membro deve completar uma volta em uma pista ou área demarcada, passando um bastão para o próximo corredor. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, como velocidade e coordenação, além de estimular a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo do Pique

O jogo do pique é uma brincadeira clássica que envolve correr e se esquivar. Um aluno é escolhido como “pegador” e deve tocar os outros jogadores, que tentam escapar. Essa atividade é excelente para trabalhar a agilidade e a velocidade, além de promover o respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se rapidamente. Um aluno fica sem cadeira e é eliminado. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Futebol em Miniatura

Organizar um torneio de futebol em miniatura é uma ótima forma de incentivar o trabalho em equipe e a prática de esportes. Os alunos podem ser divididos em times e jogar em um campo reduzido, o que facilita a participação de todos. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades como passe, drible e posicionamento. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito de Obstáculos

Um circuito de obstáculos pode ser montado utilizando cones, cordas e outros materiais. Os alunos devem completar o percurso, que pode incluir saltos, corridas e rastejamento. Essa atividade é excelente para trabalhar a força, a resistência e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Vôlei Adaptado

O vôlei adaptado é uma versão simplificada do vôlei tradicional, onde os alunos podem jogar em duplas ou trios. A rede pode ser ajustada em altura e o uso de uma bola mais leve facilita a prática. Essa atividade promove a inclusão e o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que envolve pistas e desafios físicos. Os alunos são divididos em grupos e devem seguir as pistas para encontrar um “tesouro” escondido. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos, além de promover a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas, como um jogo da velha gigante, pode ser uma forma divertida de integrar movimento e aprendizado. Os alunos se tornam as peças do jogo e devem se movimentar para formar combinações. Essa atividade desenvolve o pensamento estratégico e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Ioga

Introduzir práticas de ioga na educação física pode ajudar os alunos a desenvolverem concentração e equilíbrio. As posturas podem ser adaptadas para a faixa etária, promovendo relaxamento e autocontrole. Essa atividade é excelente para a saúde mental e física dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Saltos em Distância

Os saltos em distância são uma atividade que pode ser realizada em uma área demarcada. Os alunos devem saltar o mais longe possível, utilizando técnicas adequadas. Essa atividade ajuda a desenvolver a força das pernas e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF10.