15 Ideias de Atividades (BNCC) de Educação Física no Ensino Fundamental 1

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Uma atividade lúdica que estimula a memória e a coordenação motora. Os alunos devem formar pares de cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, girar ou correr. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas que promovem a saúde e o bem-estar.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, onde os alunos realizam atividades como corrida, saltos, e exercícios de força. Essa atividade promove o desenvolvimento da resistência e da força muscular, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras.

3. Dança das Cadeiras com Música

Uma adaptação do clássico jogo das cadeiras, onde os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira. Essa atividade desenvolve o ritmo e a coordenação, além de promover a socialização. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03, que envolve a expressão corporal e a dança.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar desafios físicos, como correr ou saltar. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a importância da atividade física na saúde.

5. Futebol Adaptado

Uma versão simplificada do futebol, onde as regras são adaptadas para facilitar a participação de todos os alunos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a inclusão, sendo relacionada à habilidade BNCC EF15EF05, que trata do respeito às regras e à convivência em grupo.

6. Gincana de Jogos Tradicionais

Organizar uma gincana com jogos tradicionais, como queimada, corrida de saco e cabo de guerra. Essa atividade promove a cultura popular e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a valorização das tradições culturais.

7. Yoga para Crianças

Introduzir práticas de yoga adaptadas para crianças, focando na respiração e no relaxamento. Essa atividade ajuda a desenvolver a concentração e o equilíbrio, relacionada à habilidade BNCC EF15EF07, que trata do autocuidado e da saúde mental.

8. Atividades de Atletismo

Realizar atividades de atletismo, como corrida, salto em distância e arremesso de peso, adaptadas para o nível dos alunos. Essa prática desenvolve habilidades motoras e a noção de competição saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a prática de esportes e atividades físicas.

9. Jogos de Tabuleiro com Movimento

Criar um jogo de tabuleiro que envolva movimentos físicos, onde os alunos devem realizar ações para avançar no jogo. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a atividade física, relacionada à habilidade BNCC EF15EF09, que trata da integração entre jogos e atividades físicas.

10. Atividades de Natação

Se possível, incluir atividades de natação, que são fundamentais para o desenvolvimento motor e a segurança na água. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a importância da natação como atividade física e de lazer.