15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para alunos do EJA

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para o contexto do EJA. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores adversários ao acertá-los com a bola. Para tornar a atividade mais inclusiva, é possível utilizar bolas de diferentes tamanhos e pesos, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente. Essa atividade desenvolve habilidades como trabalho em equipe, coordenação motora e agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Um circuito de atividades físicas pode ser montado com diferentes estações, cada uma com um exercício específico, como saltos, corridas curtas, e exercícios de força. Os alunos devem passar por todas as estações, realizando os exercícios por um tempo determinado. Essa atividade promove a resistência física e a conscientização sobre a importância da atividade física regular. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Roda

A dança de roda é uma atividade cultural que pode ser incorporada nas aulas de educação física. Os alunos se reúnem em círculo e aprendem diferentes danças tradicionais, promovendo a socialização e a expressão corporal. Essa atividade é excelente para desenvolver o ritmo, a coordenação e a memória. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Vôlei Adaptado

O vôlei adaptado é uma ótima maneira de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas, como permitir que a bola toque o chão antes de ser rebatida ou usar uma rede mais baixa. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que pode ser realizada em grupos. Os alunos devem correr uma distância determinada e passar o bastão para o próximo corredor. Essa atividade estimula a cooperação e a competitividade saudável, além de melhorar a resistência cardiovascular. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Tabuleiro com Movimento

Integrar jogos de tabuleiro com atividades físicas é uma forma divertida de ensinar conceitos de educação física. Por exemplo, os alunos podem jogar um tabuleiro onde cada casa representa um exercício que devem realizar. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a atividade física simultaneamente. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Alongamento em Grupo

Realizar sessões de alongamento em grupo é essencial para a prevenção de lesões e para melhorar a flexibilidade. Os alunos podem aprender diferentes técnicas de alongamento, enquanto discutem a importância de cada uma delas. Essa atividade promove a saúde e o bem-estar. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Futebol Adaptado

O futebol adaptado pode ser uma excelente atividade para os alunos do EJA. As regras podem ser ajustadas para permitir que todos participem, como jogar em um campo menor ou permitir que os alunos usem as mãos em determinadas situações. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, trabalho em equipe e estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, atividades aquáticas podem ser uma ótima opção. Os alunos podem participar de jogos na água, como polo aquático ou atividades de natação. Essas atividades são excelentes para o condicionamento físico e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Gincana de Jogos Tradicionais

Organizar uma gincana com jogos tradicionais, como corrida de saco, cabo de guerra e outras brincadeiras, é uma forma divertida de promover a atividade física. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir em diferentes modalidades, desenvolvendo habilidades de cooperação e resistência. Habilidade BNCC: EF15EF10.