15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física EJA

1. Jogo de Quebra-Gelo

Uma atividade ideal para iniciar o ano letivo, o jogo de quebra-gelo ajuda a integrar os alunos. Os professores podem utilizar dinâmicas que envolvem movimentos corporais e interação, como o “Nome e Ação”, onde cada aluno diz seu nome e faz um movimento que os outros devem imitar. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF01, que enfatiza a importância da convivência e do respeito mútuo.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma excelente maneira de promover o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada membro deve correr uma distância determinada antes de passar o bastão. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF02, que aborda a prática de atividades físicas em equipe e o desenvolvimento de habilidades motoras.

3. Dança de Roda

A dança de roda é uma atividade cultural que promove a socialização e a expressão corporal. Os alunos podem aprender diferentes danças folclóricas, respeitando a diversidade cultural brasileira. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a apreciação e a prática de danças como forma de expressão.

4. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem temas esportivos pode ser uma forma lúdica de ensinar regras e estratégias. Os alunos podem jogar em grupos, discutindo as regras e a importância do respeito às normas. Essa atividade está vinculada à habilidade BNCC EF15EF04, que trata da compreensão das regras e da ética nos esportes.

5. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Incorporar sessões de alongamento e relaxamento é fundamental para a saúde física e mental dos alunos. Os professores podem guiar os alunos em exercícios de respiração e alongamento, promovendo uma maior consciência corporal. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a importância do autocuidado e do bem-estar.

6. Mini-Olimpíadas

Organizar mini-olimpíadas é uma forma divertida de incentivar a competição saudável. Os alunos podem participar de diversas modalidades, como corrida, salto e arremesso, promovendo a inclusão e a diversidade. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a prática de diferentes modalidades esportivas.

7. Circuito de Atividades Físicas

Um circuito de atividades físicas pode incluir estações com diferentes exercícios, como pular corda, fazer abdominais e exercícios de equilíbrio. Essa atividade promove a resistência e a força, além de ser adaptável a diferentes níveis de habilidade. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF07, que trata do desenvolvimento de capacidades físicas.

8. Jogos de Aventura ao Ar Livre

Realizar jogos de aventura ao ar livre, como caça ao tesouro ou gincanas, estimula a exploração e o trabalho em equipe. Os alunos podem desenvolver habilidades de orientação e estratégia, além de se conectar com a natureza. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a importância do contato com o meio ambiente.

9. Atividades de Esportes Adaptados

Promover atividades de esportes adaptados é essencial para a inclusão de todos os alunos. Os professores podem adaptar regras e equipamentos para garantir que todos possam participar. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15EF09, que trata da inclusão e da diversidade nas práticas esportivas.

10. Criação de Coreografias em Grupo

A criação de coreografias em grupo estimula a criatividade e o trabalho colaborativo. Os alunos podem desenvolver uma apresentação que combine diferentes estilos de dança, promovendo a expressão artística. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF10, que incentiva a expressão corporal e a criatividade nas aulas de educação física.