15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física brincadeiras populares

1. Queimada

A Queimada é uma das brincadeiras populares mais conhecidas e praticadas nas aulas de educação física. Para jogar, os alunos se dividem em duas equipes, que se posicionam em lados opostos de um campo. O objetivo é eliminar os jogadores adversários ao acertá-los com uma bola. As habilidades BNCC relacionadas a essa atividade incluem: EF15EF01 e EF15EF02, que abordam o desenvolvimento de habilidades motoras e o trabalho em equipe.

2. Pique-Bandeira

O Pique-Bandeira é uma brincadeira que envolve estratégia e agilidade. As equipes devem proteger sua bandeira enquanto tentam capturar a bandeira do time adversário. Essa atividade estimula a coordenação motora e o raciocínio lógico, alinhando-se às habilidades da BNCC, como EF15EF03 e EF15EF04, que tratam da importância do jogo e da atividade física na vida dos alunos.

3. Corrida de Saco

A Corrida de Saco é uma atividade divertida que pode ser realizada em grupos. Os alunos devem entrar em sacos grandes e competir para ver quem chega primeiro à linha de chegada. Essa brincadeira desenvolve a força e a resistência, além de promover a interação social. As habilidades BNCC que podem ser trabalhadas incluem EF15EF05 e EF15EF06, que enfatizam a importância do movimento e da atividade física.

4. Amarelinha

A Amarelinha é uma brincadeira clássica que pode ser adaptada para diferentes faixas etárias. Os alunos pulam em casas desenhadas no chão, seguindo uma sequência numérica. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora, alinhando-se às habilidades da BNCC, como EF15EF07 e EF15EF08, que abordam a percepção corporal e a consciência espacial.

5. Cabo de Guerra

O Cabo de Guerra é uma atividade que envolve força e trabalho em equipe. Os alunos se dividem em duas equipes e puxam uma corda em direções opostas. Essa brincadeira promove a cooperação e a resistência física, alinhando-se às habilidades BNCC EF15EF09 e EF15EF10, que tratam da importância do jogo e da atividade física para a saúde.

6. Esconde-Esconde

O Esconde-Esconde é uma brincadeira que estimula a criatividade e a agilidade. Um aluno conta enquanto os outros se escondem, e o objetivo é encontrar todos os jogadores. Essa atividade desenvolve habilidades sociais e motoras, alinhando-se às habilidades da BNCC, como EF15EF11 e EF15EF12, que enfatizam a importância do brincar e da interação social.

7. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se. Essa brincadeira promove a coordenação e o ritmo, alinhando-se às habilidades BNCC EF15EF13 e EF15EF14, que tratam da expressão corporal e da musicalidade.

8. Batata Quente

A Batata Quente é uma brincadeira que envolve rapidez e atenção. Os alunos passam um objeto (a “batata”) enquanto a música toca, e quem ficar com a batata quando a música parar deve realizar uma tarefa. Essa atividade desenvolve a concentração e a agilidade, alinhando-se às habilidades BNCC EF15EF15 e EF15EF16, que abordam a importância do jogo e da atividade física.

9. Futebol de Rua

O Futebol de Rua é uma das atividades mais populares entre os jovens. Os alunos se dividem em equipes e jogam em um espaço aberto, utilizando uma bola. Essa brincadeira promove o trabalho em equipe e a coordenação motora, alinhando-se às habilidades BNCC EF15EF17 e EF15EF18, que tratam da prática de esportes e da convivência social.

10. Corrida de Revezamento

A Corrida de Revezamento é uma atividade que estimula a velocidade e a colaboração entre os alunos. Eles se dividem em equipes e, ao receber o bastão, devem correr até a linha de chegada. Essa atividade desenvolve a resistência e o espírito de equipe, alinhando-se às habilidades BNCC EF15EF19 e EF15EF20, que enfatizam a importância da atividade física e do trabalho em grupo.