15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física brincadeiras

1. Corrida do Saco

A Corrida do Saco é uma atividade divertida que promove a agilidade e o trabalho em equipe. Os alunos devem se colocar dentro de sacos grandes e, ao sinal do professor, saltar até a linha de chegada. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, incentivando a colaboração e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Queimada

Queimada é uma brincadeira clássica que envolve estratégia e coordenação motora. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os adversários lançando uma bola. A atividade estimula o raciocínio rápido e a habilidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Pique-Bandeira

Pique-Bandeira é uma atividade que combina corrida, estratégia e agilidade. Os alunos são divididos em duas equipes e cada uma deve proteger sua bandeira enquanto tenta capturar a bandeira do adversário. Essa brincadeira ajuda a desenvolver a percepção espacial e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade que promove a coordenação motora e a socialização. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, ao parar a música, devem encontrar um lugar para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a competitividade e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Cabo de Guerra

O Cabo de Guerra é uma atividade que estimula a força e o trabalho em equipe. Os alunos se dividem em duas equipes e puxam uma corda em direções opostas. Essa brincadeira é excelente para desenvolver a resistência física e a cooperação. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Estátua

A brincadeira da Estátua é uma ótima maneira de trabalhar o controle corporal e a concentração. Os alunos dançam ao som de uma música e, quando ela para, devem congelar na posição em que estão. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol de Salão

O Futebol de Salão é uma atividade que promove a prática esportiva e o trabalho em equipe. Os alunos se dividem em equipes e jogam em um espaço delimitado. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades motoras, como drible e passe, além de promover a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Vôlei Adaptado

O Vôlei Adaptado é uma versão simplificada do vôlei tradicional, ideal para trabalhar a inclusão e a cooperação. Os alunos jogam em duplas ou trios, utilizando uma rede baixa e uma bola leve. Essa atividade estimula a coordenação motora e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que promove a agilidade e a resistência. Os alunos devem passar por uma série de desafios, como pular cordas, rastejar sob barreiras e correr em zigue-zague. Essa atividade é excelente para desenvolver a força e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos são divididos em grupos e recebem pistas para encontrar objetos escondidos. Essa brincadeira promove a criatividade e a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF10.