15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 9º ano

1. Jogo de Quebra-Gelo: Conhecendo os Colegas

Uma atividade que promove a interação entre os alunos é o jogo de quebra-gelo. Os alunos devem se apresentar e compartilhar uma curiosidade sobre si mesmos. Essa atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor e facilita a formação de grupos. Habilidade BNCC: EF09EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força, permite que os alunos experimentem diversas modalidades. Essa atividade estimula a prática de exercícios e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09EF02.

3. Dança e Expressão Corporal

Promover uma aula de dança onde os alunos possam explorar diferentes estilos, como hip-hop, samba ou dança contemporânea, é uma excelente forma de trabalhar a expressão corporal. Os alunos podem criar suas próprias coreografias. Habilidade BNCC: EF09EF03.

4. Torneio de Jogos Tradicionais

Organizar um torneio com jogos tradicionais, como queimada, bandeirinha ou peteca, ajuda a resgatar a cultura popular e promove a inclusão. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir de forma saudável. Habilidade BNCC: EF09EF04.

5. Atividades de Orientação e Aventura

Realizar atividades de orientação, como caça ao tesouro ou trilhas, desenvolve habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas. Os alunos devem seguir pistas e trabalhar juntos para alcançar o objetivo. Habilidade BNCC: EF09EF05.

6. Jogos de Tabuleiro e Estratégia

Incorporar jogos de tabuleiro que envolvam estratégia e raciocínio lógico pode ser uma forma divertida de desenvolver habilidades cognitivas. Os alunos podem jogar em grupos e discutir as melhores estratégias. Habilidade BNCC: EF09EF06.

7. Atividades de Relaxamento e Meditação

Incluir momentos de relaxamento e meditação nas aulas de educação física ajuda os alunos a desenvolverem a consciência corporal e a gestão do estresse. Técnicas de respiração e alongamento podem ser ensinadas. Habilidade BNCC: EF09EF07.

8. Esportes Coletivos: Futebol e Vôlei

Promover a prática de esportes coletivos, como futebol e vôlei, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras. Os alunos podem ser divididos em equipes e participar de jogos amistosos. Habilidade BNCC: EF09EF08.

9. Atividades de Natação

Se a escola tiver acesso a uma piscina, aulas de natação são essenciais para o desenvolvimento de habilidades aquáticas e segurança. Os alunos podem aprender diferentes estilos de nado e a importância da atividade física na água. Habilidade BNCC: EF09EF09.

10. Projetos de Saúde e Nutrição

Integrar a educação física com a saúde e nutrição é uma ótima maneira de conscientizar os alunos sobre hábitos saudáveis. Os alunos podem pesquisar sobre alimentação equilibrada e apresentar suas descobertas. Habilidade BNCC: EF09EF10.