15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 3º ano

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove a cooperação e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em grupos e cada membro deve correr uma distância determinada antes de passar o bastão para o próximo. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, resistência e a noção de tempo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo do Pega-Bandeira

O jogo do pega-bandeira é uma excelente forma de estimular a agilidade e a estratégia. Os alunos são divididos em duas equipes, cada uma com uma bandeira que deve ser protegida. O objetivo é capturar a bandeira do adversário sem ser pego. Essa atividade também promove a socialização e o respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma maneira divertida de trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio. Os alunos devem passar por diferentes estações, como saltar, rastejar e equilibrar-se em uma corda. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que envolve música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se. Essa atividade ajuda a desenvolver o ritmo e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Vôlei Adaptado

O vôlei adaptado é uma forma de introduzir os alunos ao esporte, respeitando suas limitações. Utilizando uma rede mais baixa e uma bola leve, os alunos podem praticar passes e saques. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que combina movimento e raciocínio. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar tarefas físicas antes de encontrar o tesouro. Essa atividade estimula a curiosidade e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol de Salão

O futebol de salão é uma ótima maneira de trabalhar a coordenação e o trabalho em equipe. Os alunos jogam em um espaço reduzido, o que favorece a troca de passes e a movimentação. Essa atividade também ensina sobre a importância do respeito e da disciplina. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em versões gigantes para o espaço externo é uma forma divertida de integrar movimento e estratégia. Os alunos podem jogar jogos como dama ou xadrez, mas em tamanho maior, utilizando o corpo para se movimentar. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Ioga

A prática de ioga para crianças é uma excelente forma de trabalhar a concentração e o relaxamento. Os alunos aprendem posturas simples que ajudam a melhorar a flexibilidade e a consciência corporal. Essa atividade pode ser realizada em um ambiente tranquilo e acolhedor. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Gincana de Jogos Tradicionais

Organizar uma gincana com jogos tradicionais, como corrida de saco e cabo de guerra, é uma forma de resgatar brincadeiras antigas e promover a interação entre os alunos. Essas atividades desenvolvem habilidades motoras e o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF15EF10.