15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 3º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Movimentos

Essa atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, correr, girar, entre outros. Os alunos devem encontrar os pares de cartões e, ao fazê-lo, realizar o movimento correspondente. Essa atividade promove a memorização e a prática de habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

Organize uma corrida de revezamento em grupos, onde cada aluno deve correr uma distância determinada e passar o bastão para o próximo. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

Utilize a clássica dança das cadeiras, mas com uma abordagem que inclua movimentos corporais específicos antes de cada rodada. Os alunos devem realizar um movimento, como um alongamento ou uma sequência de passos, antes de se sentarem. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Atividades Físicas

Monte um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como pular corda, fazer abdominais e correr. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado, promovendo a diversidade de movimentos e a resistência. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Crie uma caça ao tesouro onde cada pista leva a uma nova atividade física que os alunos devem completar antes de seguir para a próxima pista. Isso pode incluir saltos, corridas ou exercícios de equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Imitação

Os alunos devem imitar diferentes animais em uma sequência de movimentos, como pular como um sapo ou correr como um leão. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol com Regras Adaptadas

Realize uma partida de futebol, mas com regras adaptadas que incentivem a participação de todos os alunos, como permitir que todos toquem na bola antes de um gol ser marcado. Essa atividade promove a inclusão e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Equilíbrio

Proponha uma série de atividades que envolvam equilíbrio, como andar em uma linha reta, equilibrar objetos na cabeça ou fazer poses de yoga. Essas atividades ajudam a desenvolver a coordenação e a concentração. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Tabuleiro com Movimento

Crie um jogo de tabuleiro onde cada casa representa uma atividade física que os alunos devem realizar ao cair nela. Isso pode incluir correr, pular ou dançar. Essa atividade combina diversão e exercício. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Grupo com Música

Organize atividades em grupo que envolvam dança e movimentos ao som de músicas animadas. Os alunos podem criar suas próprias coreografias, promovendo a expressão corporal e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF10.