15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 1º ano ensino médio

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a agilidade, o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores adversários ao acertá-los com a bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a inclusão e a participação de todos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma excelente forma de trabalhar a resistência e a cooperação entre os alunos. Os estudantes são divididos em equipes e cada membro deve correr uma distância determinada antes de passar o bastão para o próximo. Essa atividade pode ser realizada em diferentes formatos, como corrida com obstáculos ou em diferentes superfícies. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que promove a socialização e o desenvolvimento da coordenação. Os alunos aprendem diferentes estilos de dança, como samba, forró e tango, e podem participar de competições internas. Além de ser uma atividade física, a dança também estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atividades Circenses

As atividades circenses, como malabarismo e acrobacias, são ótimas para desenvolver habilidades motoras e a concentração. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos para aprender novas técnicas e apresentar suas habilidades em uma mostra. Essa atividade também promove a autoconfiança e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma forma de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas para garantir que todos possam participar ativamente, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades motoras e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Circuito de Exercícios

Um circuito de exercícios é uma maneira eficaz de trabalhar diferentes grupos musculares e melhorar a condição física dos alunos. Os estudantes podem passar por estações que incluem atividades como saltos, flexões e abdominais. Essa abordagem permite que cada aluno trabalhe em seu próprio ritmo e desenvolva sua força e resistência. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas é uma maneira divertida de ensinar regras e estratégias. Os alunos podem participar de jogos como “Banco Imobiliário” ou “Jogo da Vida”, mas em versões gigantes, onde eles próprios são as peças. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Natação Sincronizada

A natação sincronizada é uma atividade que combina a natação com a dança, promovendo a coordenação e a disciplina. Os alunos podem aprender a executar movimentos em grupo, desenvolvendo a harmonia e o trabalho em equipe. Essa atividade também é uma excelente forma de melhorar a resistência cardiovascular. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Yoga para Jovens

A prática de yoga é benéfica para o desenvolvimento da concentração, flexibilidade e equilíbrio. Os alunos podem participar de aulas que incluem posturas, respiração e meditação, promovendo o bem-estar físico e mental. Essa atividade é especialmente útil para ajudar os alunos a lidarem com o estresse e a ansiedade. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Aventura ao Ar Livre

Os jogos de aventura ao ar livre, como caça ao tesouro e trilhas, são ótimas maneiras de incentivar a atividade física e a exploração. Os alunos podem trabalhar em equipe para resolver pistas e completar desafios, promovendo a colaboração e a criatividade. Essa atividade também ajuda a desenvolver habilidades de liderança e planejamento. Habilidade BNCC: EF15EF10.