15 Ideias de Atividades (BNCC) dos cinco sentidos

1. Jogo dos Sons

Os alunos devem ouvir diferentes sons gravados, como o canto de pássaros, o barulho de água e outros sons da natureza. Após a audição, eles devem identificar e desenhar o que acreditam que está produzindo cada som. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP01, que envolve a percepção auditiva e a descrição de sons.

2. Caça ao Tesouro Olfativa

Prepare frascos com diferentes substâncias que possuem cheiros distintos, como café, baunilha e limão. Os alunos devem adivinhar os cheiros e relacioná-los a memórias ou experiências. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que promove a exploração dos sentidos e a relação com o ambiente.

3. Pintura com Texturas

Forneça diferentes materiais, como algodão, papel lixa e espuma, para que os alunos criem uma pintura tátil. Eles devem descrever as texturas que utilizaram e como isso influencia a percepção da obra. Essa atividade atende à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação artística.

4. Experiência do Gosto

Organize uma degustação de frutas e outros alimentos. Os alunos devem descrever os sabores e texturas, além de classificar os alimentos em doces, salgados, azedos e amargos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a descrição e a comparação de sabores.

5. Caminhada Sensorial

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre, onde eles devem observar e anotar o que veem, ouvem e sentem. Após a atividade, eles devem compartilhar suas experiências em grupo. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI01, que promove a observação e a descrição do ambiente natural.

6. Jogo das Cores

Os alunos devem identificar e coletar objetos de diferentes cores no ambiente escolar. Em seguida, eles devem criar uma colagem com os objetos encontrados, discutindo a importância das cores em nosso dia a dia. Essa atividade atende à habilidade EF15AR02, que envolve a exploração das cores na arte.

7. Teatro dos Sentidos

Os alunos devem criar uma pequena peça de teatro onde cada personagem representa um dos cinco sentidos. Eles devem usar elementos visuais, sonoros e táteis para enriquecer a apresentação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR03, que envolve a criação e a apreciação de performances artísticas.

8. Experiência com Luz e Sombra

Utilize lanternas e objetos para criar sombras em uma sala escura. Os alunos devem observar como a luz altera a percepção dos objetos e criar suas próprias formas de sombra. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI02, que envolve a exploração de fenômenos físicos.

9. Mapa dos Sentidos

Os alunos devem criar um mapa da escola ou do bairro, marcando locais que estimulam cada um dos cinco sentidos. Eles devem apresentar seus mapas e discutir como cada lugar proporciona experiências sensoriais. Essa atividade atende à habilidade EF02GE01, que envolve a leitura e a produção de mapas.

10. Experiência de Tato

Prepare uma caixa sensorial com diferentes materiais, como areia, arroz e feijão. Os alunos devem colocar a mão na caixa e descrever as sensações que sentem sem olhar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a descrição de experiências táteis.