15 Ideias de Atividades (BNCC) dos 5 sentidos

1. Exploração dos Aromas

Uma atividade que envolve a exploração de diferentes aromas pode ser muito enriquecedora para os alunos. Os professores podem preparar frascos com essências variadas, como baunilha, limão, canela e café. Os alunos devem cheirar cada frasco e descrever o que sentem, estimulando a percepção olfativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a importância dos sentidos na percepção do mundo.

2. Jogo dos Sons

O jogo dos sons é uma atividade divertida que pode ser realizada em sala de aula. Os alunos devem ouvir diferentes sons, como o canto de pássaros, o barulho da chuva ou o ronco de um motor, e identificar de onde eles vêm. Essa atividade estimula a audição e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que trata da apreciação e análise de sons e músicas.

3. Caça ao Tesouro Táctil

Para desenvolver a percepção tátil, os professores podem organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos apenas tocando-os, sem olhar. Os alunos podem descrever as texturas e formas dos objetos encontrados. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a exploração de diferentes texturas e formas.

4. Pintura com os Olhos Vendados

Uma atividade que promove a criatividade e a percepção tátil é a pintura com os olhos vendados. Os alunos devem usar as mãos para sentir a textura da tinta e criar suas obras de arte sem ver. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a expressão artística através de diferentes técnicas.

5. Experiência de Sabores

Os alunos podem participar de uma experiência de sabores, onde provarão diferentes alimentos e descreverão suas sensações gustativas. É importante incluir sabores doces, salgados, azedos e amargos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI03, que aborda a importância da alimentação e dos sabores na saúde.

6. Observação da Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar a natureza é uma excelente forma de estimular a visão. Durante a atividade, os alunos devem anotar o que veem, como cores, formas e movimentos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI04, que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

7. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Após a confecção, eles devem tocar os instrumentos e explorar os diferentes sons que podem produzir. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a criação e a experimentação musical.

8. Desenho com os Olhos Fechados

Os alunos podem realizar uma atividade de desenho com os olhos fechados, onde devem desenhar o que imaginam apenas com a sensação tátil do lápis no papel. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção tátil, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR05, que trata da expressão artística e da imaginação.

9. Experiência de Temperaturas

Os alunos podem participar de uma atividade que envolve a exploração de diferentes temperaturas, utilizando água quente, fria e morna. Eles devem descrever como se sentem ao tocar cada uma delas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI05, que aborda a percepção das propriedades dos materiais.

10. Contação de Histórias com Sons

Os professores podem contar histórias utilizando diferentes sons para representar personagens e cenários. Os alunos devem identificar os sons e associá-los às partes da história. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR06, que incentiva a apreciação e a criação de narrativas sonoras.