15 Ideias de Atividades (BNCC) doenças causadas por vírus

1. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre doenças causadas por vírus, como gripe, dengue e COVID-19. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização sobre a prevenção. Os cartazes devem incluir informações sobre os sintomas, formas de transmissão e medidas de prevenção. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 6º ano – EF06CI01.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre doenças virais pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem se dividir em grupos e responder a perguntas que envolvem fatos e mitos sobre vírus. Essa atividade pode ser realizada em formato de quiz, estimulando a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 7º ano – EF07CI02.

3. Estudo de Casos

Os alunos podem analisar casos reais de surtos de doenças virais, como a epidemia de zika ou o surto de sarampo. Eles devem pesquisar as causas, consequências e medidas de controle adotadas. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise crítica. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 8º ano – EF08CI03.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando como se prevenirem de doenças virais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação, além de permitir que os alunos compartilhem informações importantes com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 9º ano – EF09LP02.

5. Debates sobre Vacinação

Promover um debate sobre a importância da vacinação no combate a doenças virais é uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico. Os alunos podem pesquisar diferentes vacinas e seus impactos na saúde pública. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 9º ano – EF09CI04.

6. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos que resumam informações sobre doenças virais, como sintomas, prevenção e tratamento. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades gráficas e de síntese de informações. Habilidade BNCC: MATEMATICA – 7º ano – EF07MA06.

7. Experimentos Simples

Realizar experimentos simples que demonstrem como os vírus se espalham pode ser uma atividade prática e educativa. Por exemplo, usar glitter para simular a propagação de germes. Essa atividade é ideal para ensinar sobre higiene e prevenção. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 6º ano – EF06CI02.

8. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver jogos de tabuleiro que abordem o tema das doenças virais, incluindo perguntas e desafios relacionados à prevenção e tratamento. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 8º ano – EF08LP03.

9. Pesquisa de Campo

Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo sobre a percepção da comunidade em relação às doenças virais. Essa atividade envolve entrevistas e questionários, promovendo a interação com a comunidade e a prática de habilidades de pesquisa. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 9º ano – EF09CI05.

10. Criação de Blogs ou Diários Virtuais

Os alunos podem criar blogs ou diários virtuais onde compartilham informações e reflexões sobre doenças virais. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a troca de informações entre os alunos. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 9º ano – EF09LP04.

11. Simulações de Epidemias

Realizar simulações de epidemias em sala de aula pode ajudar os alunos a entenderem como as doenças se espalham e a importância das medidas de controle. Essa atividade pode incluir discussões sobre políticas de saúde pública. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 8º ano – EF08CI06.

12. Criação de Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem diferentes doenças virais, suas características e formas de prevenção. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento de forma visual e interativa. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 7º ano – EF07LP05.

13. Análise de Notícias

Os alunos podem analisar notícias sobre surtos de doenças virais e discutir a cobertura da mídia. Essa atividade desenvolve habilidades de leitura crítica e análise de fontes. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 9º ano – EF09LP06.

14. Criação de Música ou Paródia

Os alunos podem criar músicas ou paródias que abordem a prevenção de doenças virais. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização de informações importantes de forma lúdica. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 8º ano – EF08LP07.

15. Discussão sobre Saúde Mental

Promover uma discussão sobre como as doenças virais podem afetar a saúde mental das pessoas é fundamental. Os alunos podem pesquisar e apresentar formas de apoio e prevenção. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 9º ano – EF09CI07.