15 Ideias de Atividades (BNCC) docente

1. Jogo de Memória sobre a História do Brasil

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de memória com cartas que apresentam figuras históricas e eventos marcantes da história do Brasil. Os alunos devem emparelhar as cartas, aprendendo sobre a importância de cada figura e evento. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC de reconhecer e valorizar a diversidade cultural e histórica do Brasil (Habilidade: EF15HI01).

2. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem ser divididos em grupos para pesquisar diferentes aspectos da sustentabilidade, como reciclagem, energia renovável e conservação da água. Essa atividade está alinhada com a habilidade de discutir questões sociais e ambientais (Habilidade: EF09CI03).

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde cada um ficará responsável por uma seção, como notícias, esportes, cultura e meio ambiente. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade de comunicar-se de forma clara e eficaz (Habilidade: EF15LP01).

4. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a produção de um vulcão de bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos devem formular hipóteses, realizar o experimento e registrar os resultados. Essa atividade está relacionada à habilidade de investigar e experimentar fenômenos naturais (Habilidade: EF09CI01).

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas estudados em sala, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese, além de desenvolver habilidades tecnológicas e de comunicação (Habilidade: EF15LP02).

6. Mapa Conceitual sobre a Revolução Industrial

Os alunos devem elaborar um mapa conceitual que sintetize os principais aspectos da Revolução Industrial, incluindo suas causas e consequências. Essa atividade promove a organização do conhecimento e a análise crítica (Habilidade: EF09HI02).

7. Contação de Histórias

Promover uma atividade de contação de histórias, onde os alunos podem narrar contos populares ou criar suas próprias histórias. Essa prática desenvolve a oralidade e a criatividade, além de estimular a imaginação (Habilidade: EF15LP03).

8. Visita a um Museu Virtual

Os alunos podem realizar uma visita a um museu virtual, explorando exposições e aprendendo sobre arte, história e ciência. Após a visita, eles podem produzir um relatório sobre o que aprenderam, desenvolvendo habilidades de pesquisa e escrita (Habilidade: EF15HI03).

9. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita, a reflexão e o uso de tecnologias digitais, além de promover a interação entre os alunos (Habilidade: EF15LP04).

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches, onde desenvolvem roteiros e personagens baseados em temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a colaboração entre os alunos (Habilidade: EF15AR01).

11. Oficina de Artesanato Reciclado

Realizar uma oficina onde os alunos criam objetos de artesanato utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ensina sobre a importância da reciclagem e da criatividade, além de desenvolver habilidades manuais (Habilidade: EF15AR02).

12. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos podem coletar dados sobre um tema de interesse e apresentá-los em gráficos e tabelas. Essa atividade desenvolve a habilidade de análise e interpretação de dados, além de promover o pensamento crítico (Habilidade: EF09MA03).

13. Criação de um Mural Temático

Os alunos podem criar um mural em sala de aula sobre um tema específico, como a biodiversidade ou a história da arte. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o trabalho em grupo (Habilidade: EF15CI01).

14. Simulação de um Mercado

Os alunos podem participar de uma simulação de mercado, onde aprendem sobre economia, comércio e consumo. Essa atividade promove a compreensão de conceitos econômicos de forma prática e lúdica (Habilidade: EF09MAT01).

15. Projeto de Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de um projeto de leitura compartilhada, onde cada um escolhe um livro para ler e depois compartilha suas impressões com os colegas. Essa atividade estimula o gosto pela leitura e a capacidade de expressão (Habilidade: EF15LP05).