15 Ideias de Atividades (BNCC) dobro e triplo 3º ano

1. Jogo de Memória com Números Dobros e Triplos

Crie um jogo de memória utilizando cartões que contenham números e suas respectivas duplicações e triplicações. Por exemplo, um cartão pode ter o número 2, enquanto o outro terá o número 4 (dobro) e 6 (triplo). Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memória e a compreensão das operações de multiplicação. Habilidade BNCC: EF03MA06.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações em que os personagens precisam usar a multiplicação para resolver problemas. Por exemplo, um personagem que precisa comprar 3 pacotes de balas, cada um com 5 balas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF03LP01.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem resolver problemas de multiplicação para encontrar pistas. Cada pista pode levar a um número que, quando multiplicado, revela a próxima localização. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA07.

4. Desenho e Cálculo de Figuras Geométricas

Peça aos alunos que desenhem figuras geométricas e calculem a área e o perímetro utilizando números que sejam múltiplos de 2 e 3. Por exemplo, um retângulo com lados de 6 e 3. Essa atividade integra matemática e arte, além de desenvolver o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF03MA08.

5. Música e Rimas com Números

Os alunos podem criar músicas ou rimas que incluam a multiplicação de números. Por exemplo, uma canção que mencione “dois, quatro, seis, oito” enquanto explica a operação de dobrar números. Essa atividade torna o aprendizado mais divertido e memorável. Habilidade BNCC: EF03LP02.

6. Jogo de Dados com Multiplicação

Utilize dados para criar um jogo onde os alunos devem multiplicar os números que saem nos dados. Por exemplo, se o aluno rolar um 2 e um 3, ele deve calcular 2 x 3. O aluno que acumular mais pontos ao longo do jogo vence. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos podem coletar dados sobre a quantidade de frutas em casa e criar gráficos de barras. Em seguida, eles devem multiplicar a quantidade de cada fruta por 2 ou 3 para visualizar a diferença. Essa atividade conecta matemática com a vida real. Habilidade BNCC: EF03MA09.

8. Atividade de Culinária: Receitas em Dobro e Triplo

Proponha uma atividade de culinária onde os alunos devem dobrar ou triplicar uma receita simples, como um bolo. Eles devem calcular as quantidades de cada ingrediente, promovendo a prática da multiplicação de forma prática e saborosa. Habilidade BNCC: EF03MA10.

9. Teatro de Sombras com Números

Os alunos podem criar um teatro de sombras onde cada cena envolve a multiplicação. Por exemplo, uma cena onde um personagem precisa juntar 3 grupos de 2 amigos. Essa atividade estimula a expressão artística e a compreensão matemática. Habilidade BNCC: EF03LP03.

10. Desafio de Problemas Matemáticos

Crie um desafio onde os alunos devem resolver uma série de problemas envolvendo multiplicação, como “Se você tem 4 caixas com 3 maçãs, quantas maçãs você tem no total?”. Essa atividade reforça o aprendizado e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF03MA06.