15 Ideias de Atividades (BNCC) do segundo ano ensino fundamental

1. Contação de Histórias: Os alunos podem criar e contar suas próprias histórias, utilizando elementos visuais como desenhos ou colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Palavras: Criar um jogo da memória utilizando palavras que foram trabalhadas em sala. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao fazê-lo, devem explicar o significado de cada uma. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Produção de Texto Coletiva: Em grupos, os alunos podem produzir um texto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da história. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

4. Atividades de Matemática com Material Manipulativo: Utilizar objetos do cotidiano, como tampinhas ou blocos, para ensinar adição e subtração. Essa abordagem prática ajuda os alunos a visualizarem os conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: EF02MA01.

5. Experimentos Científicos Simples: Realizar experimentos que demonstrem conceitos básicos de ciências, como a flutuação de objetos em água. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno de ciências. Habilidade BNCC: EF02CI01.

6. Criação de Cartazes sobre Animais: Os alunos podem pesquisar e criar cartazes informativos sobre diferentes animais, incluindo habitat, alimentação e características. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: EF02CI02.

7. Jogos de Raciocínio Lógico: Propor desafios de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e enigmas, que estimulem o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA02.

8. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Atividades de Leitura em Voz Alta: Promover sessões de leitura em voz alta, onde os alunos podem ler para seus colegas, desenvolvendo a fluência e a compreensão de texto. Habilidade BNCC: EF15LP02.

10. Construção de Gráficos: Após uma pesquisa sobre um tema de interesse, os alunos podem construir gráficos para representar os dados coletados, desenvolvendo habilidades de interpretação e análise. Habilidade BNCC: EF02MA03.

11. Jardinagem: Criar um pequeno jardim na escola onde os alunos possam plantar e cuidar de flores ou vegetais, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas. Habilidade BNCC: EF02CI03.

12. Atividades de Música e Movimento: Integrar música e dança nas aulas, permitindo que os alunos expressem-se através do movimento, desenvolvendo coordenação e ritmo. Habilidade BNCC: EF15AR02.

13. Criação de um Diário de Classe: Incentivar os alunos a manter um diário onde possam registrar suas experiências e aprendizados ao longo do ano letivo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

14. Visitas a Museus Virtuais: Utilizar recursos digitais para visitar museus e exposições virtuais, ampliando o conhecimento cultural dos alunos. Habilidade BNCC: EF02HI01.

15. Atividades de Educação Física: Promover jogos e atividades físicas que estimulem a cooperação e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF02EF01.