15 Ideias de Atividades (BNCC) do pré 2

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade rica que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os alunos podem ouvir uma história e, em seguida, recontá-la com suas próprias palavras, desenvolvendo habilidades de comunicação e compreensão. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que trata da produção e interpretação de textos orais.

2. Jogo da Memória com Palavras

O jogo da memória é uma forma divertida de trabalhar o vocabulário. Os alunos podem criar pares de cartas com palavras e imagens, ajudando a fixar o conteúdo de forma lúdica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que aborda o reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

3. Atividades de Roda de Conversa

A roda de conversa é uma excelente oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões e ouvirem as dos colegas. Essa prática ajuda no desenvolvimento da escuta ativa e do respeito às diferentes opiniões, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que enfatiza a interação oral.

4. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando desenhos e palavras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. Está relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de arte visual.

5. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma eficaz de ensinar conceitos de forma divertida. Os alunos podem criar coreografias para músicas que abordam temas da BNCC, promovendo a coordenação motora e a expressão corporal. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da dança e do movimento.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de cores com tintas, ajuda os alunos a compreender conceitos básicos de ciências. Essa atividade promove a curiosidade e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a observação e a experimentação.

7. Jogos de Raciocínio Lógico

Jogos que envolvem raciocínio lógico, como quebra-cabeças e dominós, são ótimos para desenvolver habilidades matemáticas. Os alunos podem trabalhar em grupos para resolver desafios, promovendo a colaboração e o pensamento crítico. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA01, que aborda a resolução de problemas.

8. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo permite que os alunos aprendam sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Eles podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da observação do meio ambiente.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita e a compreensão de diferentes formatos textuais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos diversos.

10. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária é uma forma prática de ensinar matemática e ciências. Os alunos podem seguir receitas, medir ingredientes e observar reações químicas durante o preparo dos alimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15MA02, que aborda a aplicação de conceitos matemáticos no cotidiano.

11. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches permite que os alunos explorem a expressão oral e a criatividade. Eles podem criar personagens e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção de textos orais e dramatizados.

12. Atividades de Desenho Livre

O desenho livre é uma forma de expressão artística que permite aos alunos explorarem suas emoções e criatividade. Eles podem desenhar sobre temas que estudaram, promovendo a reflexão e a interpretação. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de obras de arte.

13. Caça ao Tesouro Educativa

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a conteúdos estudados é uma forma divertida de revisar o aprendizado. Os alunos trabalham em equipe para resolver enigmas, promovendo a colaboração e a aplicação de conhecimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA03, que trata da resolução de problemas em grupo.

14. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que estimula o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Os alunos podem ler em voz alta e discutir o que entenderam, desenvolvendo habilidades de compreensão e análise crítica. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a leitura e interpretação de textos.

15. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma excelente maneira de ensinar conceitos de forma lúdica. Os alunos podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a prática de jogos e brincadeiras.