15 Ideias de Atividades (BNCC) do meio ambiente ensino fundamental

1. Jardim Sustentável: Os alunos podem criar um pequeno jardim na escola utilizando plantas nativas da região. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF02CI01, que aborda a importância da biodiversidade e o papel das plantas no ecossistema. Além de aprender sobre o cultivo, os alunos também podem discutir a importância das plantas para o meio ambiente e a necessidade de preservação.

2. Reciclagem Criativa: Proponha que os alunos utilizem materiais recicláveis para criar novos objetos ou obras de arte. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01, que incentiva a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem apresentar suas criações e discutir como a reciclagem ajuda a reduzir o desperdício e a poluição.

3. Campanha de Conscientização: Os alunos podem desenvolver uma campanha para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF04CI03, que trata da análise de problemas ambientais. Os alunos podem criar cartazes, vídeos ou apresentações para divulgar suas ideias.

4. Visita a uma Reserva Natural: Organize uma visita a uma reserva natural ou parque ecológico. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF02CI02, que aborda a observação e a análise do meio ambiente. Durante a visita, os alunos podem observar a fauna e a flora locais, além de discutir a importância da conservação desses espaços.

5. Experimentos com Água: Realize experimentos que demonstrem a importância da água e os impactos da poluição. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF03CI04, que aborda a análise de fenômenos naturais. Os alunos podem coletar amostras de água e testá-las para verificar a presença de poluentes, discutindo os resultados em sala de aula.

6. Produção de Compostagem: Ensine os alunos a fazer compostagem utilizando restos de alimentos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI03, que trata da gestão de resíduos. Os alunos podem acompanhar o processo de decomposição e discutir como a compostagem contribui para a redução de lixo e para a fertilização do solo.

7. Debate sobre Mudanças Climáticas: Organize um debate em sala de aula sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF05CI02, que aborda a análise de fenômenos sociais e ambientais. Os alunos podem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, promovendo uma discussão rica e informativa.

8. Criação de um Diário Ecológico: Incentive os alunos a manter um diário onde registrem suas observações sobre o meio ambiente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF06CI01, que trata da observação e registro de fenômenos naturais. Os alunos podem descrever mudanças que notam em sua comunidade e refletir sobre como suas ações impactam o meio ambiente.

9. Atividade de Limpeza de Praia ou Parque: Organize uma ação de limpeza em uma praia ou parque local. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF04CI02, que aborda a responsabilidade social e ambiental. Os alunos podem discutir a importância de manter os espaços limpos e como isso afeta a fauna e a flora locais.

10. Teatro de Fantoches sobre Sustentabilidade: Os alunos podem criar um teatro de fantoches abordando temas de sustentabilidade e preservação ambiental. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR02, que incentiva a expressão artística. Os alunos podem desenvolver roteiros que abordem a importância de cuidar do meio ambiente de forma lúdica e educativa.

11. Experiência de Fotografia da Natureza: Proponha que os alunos tirem fotos da natureza ao redor da escola e criem um álbum. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que trata da apreciação estética. Os alunos podem discutir a beleza da natureza e a importância de preservá-la.

12. Criação de um Mapa de Recursos Naturais: Os alunos podem criar um mapa que identifique os recursos naturais da região. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF02GE01, que aborda a compreensão do espaço geográfico. Os alunos podem pesquisar sobre a utilização sustentável desses recursos e discutir formas de preservá-los.

13. Roda de Conversa sobre Alimentos Orgânicos: Promova uma roda de conversa sobre a importância dos alimentos orgânicos e como eles impactam o meio ambiente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF03CI03, que trata da alimentação saudável. Os alunos podem trazer exemplos de alimentos orgânicos e discutir suas vantagens.

14. Criação de um Blog Ecológico: Incentive os alunos a criar um blog onde compartilhem informações sobre práticas sustentáveis. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LT01, que aborda a produção de textos. Os alunos podem escrever sobre suas experiências e pesquisas, promovendo a troca de informações com a comunidade.

15. Desenho de Cartazes sobre a Fauna e Flora Local: Os alunos podem criar cartazes que representem a fauna e a flora da região, destacando a importância da preservação. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF02CI04, que trata da valorização da diversidade biológica. Os alunos podem expor seus trabalhos na escola, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade local.