15 Ideias de Atividades (BNCC) do filme Escritores da Liberdade

1. Análise de Personagens

Uma atividade que pode ser realizada é a análise dos personagens principais do filme “Escritores da Liberdade”. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por um personagem. Eles devem explorar as características, motivações e transformações que cada personagem sofre ao longo da trama. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Análise e Interpretação de Textos (EF15LP01).

2. Produção de Diário Pessoal

Os alunos podem escrever um diário pessoal a partir da perspectiva de um dos personagens do filme. Essa atividade estimula a empatia e a reflexão sobre as experiências vividas pelos personagens. A produção textual pode ser relacionada à habilidade BNCC de Produção de Textos (EF15LP02).

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre os temas sociais abordados no filme, como racismo, violência e inclusão. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC de Argumentação (EF15LP03).

4. Criação de Poesias

Inspirados pelo estilo de escrita do professor Erin Gruwell, os alunos podem criar poesias que expressem suas emoções e vivências. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Produção de Textos Poéticos (EF15LP04).

5. Roda de Leitura

Os alunos podem participar de uma roda de leitura onde cada um lê um trecho de um livro ou texto que tenha relação com a história do filme. Essa atividade promove a leitura compartilhada e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade BNCC de Leitura e Interpretação (EF15LP05).

6. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem os principais temas do filme, utilizando imagens e frases impactantes. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser relacionada à habilidade BNCC de Produção de Textos Visuais (EF15AR01).

7. Discussão sobre Direitos Humanos

Promover uma discussão sobre os direitos humanos, utilizando o filme como ponto de partida. Os alunos podem pesquisar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e relacionar com as situações apresentadas no filme. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC de Conhecimento sobre Direitos Humanos (EF15CI01).

8. Elaboração de Roteiro de Cena

Os alunos podem criar um roteiro para uma cena alternativa do filme, explorando como as situações poderiam ter se desenrolado de maneira diferente. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC de Produção de Textos Dramáticos (EF15LP06).

9. Análise de Cenas Impactantes

Os alunos podem escolher cenas que consideram impactantes e analisá-las em grupo, discutindo o uso de elementos cinematográficos e a mensagem transmitida. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Análise de Mídias (EF15AR02).

10. Criação de Vídeo Resumo

Os alunos podem produzir um vídeo resumo do filme, destacando os principais acontecimentos e temas. Essa atividade envolve planejamento, trabalho em equipe e habilidades de comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC de Produção Audiovisual (EF15AR03).