15 Ideias de Atividades (BNCC) do ensino médio de educação física

A primeira atividade sugerida é a “Corrida de Revezamento”, que promove o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos são divididos em grupos e devem completar um percurso em um tempo determinado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF01, que aborda a prática de atividades físicas em grupo, estimulando a cooperação e o respeito mútuo.

A segunda ideia é a “Gincana Esportiva”, que envolve diferentes modalidades esportivas e desafios. Os alunos podem competir em equipes, realizando atividades como futebol, vôlei e jogos de tabuleiro. Essa atividade atende à habilidade EF02EF02, que enfatiza a importância do jogo e da competição saudável.

Uma terceira atividade é a “Dança de Salão”, que ensina os alunos sobre ritmos e movimentos corporais. Além de ser uma forma divertida de se exercitar, essa atividade promove a socialização e a cultura. Ela se relaciona com a habilidade EF02EF03, que valoriza a diversidade cultural nas práticas corporais.

A “Aula de Yoga” é a quarta ideia, focando no desenvolvimento da flexibilidade e do equilíbrio. Os alunos aprendem posturas e técnicas de respiração, promovendo o bem-estar físico e mental. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF04, que aborda a importância do autocuidado e da saúde mental.

A quinta atividade é o “Treinamento Funcional”, que utiliza exercícios que simulam movimentos do dia a dia. Os alunos podem trabalhar força, resistência e agilidade, promovendo um estilo de vida ativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02EF05, que incentiva a prática regular de atividades físicas.

A “Oficina de Esportes Radicais” é a sexta ideia, onde os alunos podem experimentar atividades como escalada e skate. Essa experiência proporciona desafios e a superação de medos, alinhando-se à habilidade EF02EF06, que discute a segurança e a responsabilidade nas práticas esportivas.

A sétima atividade é a “Caminhada Ecológica”, que combina atividade física com educação ambiental. Os alunos exploram a natureza enquanto se exercitam, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02EF07, que aborda a relação entre saúde e meio ambiente.

A “Aula de Natação” é a oitava ideia, essencial para o desenvolvimento de habilidades aquáticas e segurança em ambientes com água. Os alunos aprendem técnicas de natação e a importância da atividade física na água. Essa atividade se alinha à habilidade EF02EF08, que enfatiza a prática de atividades aquáticas.

A nona atividade é a “Prática de Lutas”, como judô ou capoeira, que ensina disciplina e respeito. Os alunos aprendem técnicas de defesa pessoal e a importância do autocontrole. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF09, que aborda a ética nas práticas corporais.

Por fim, a décima atividade é a “Criação de Jogos”, onde os alunos desenvolvem suas próprias regras e modalidades. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF02EF10, que incentiva a reflexão sobre as práticas corporais e suas regras.