15 Ideias de Atividades (BNCC) do ensino fundamental de matemática

A primeira atividade proposta é a “Caça ao Tesouro Matemático”. Nesta atividade, os alunos devem resolver uma série de problemas matemáticos que os levarão a diferentes locais da escola. Cada resposta correta revela uma pista que os aproxima do tesouro final. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA03, que envolve a resolução de problemas em contextos variados.

A segunda ideia é a “Feira de Matemática”, onde os alunos criam estandes para apresentar projetos que envolvem conceitos matemáticos, como porcentagens e medidas. Os alunos devem explicar suas criações para os colegas, promovendo a habilidade BNCC EF05MA12, que trata da comunicação de ideias matemáticas.

A terceira atividade é a “Matemática na Cozinha”. Os alunos devem seguir uma receita, medindo ingredientes e ajustando porções. Essa atividade permite trabalhar com frações e proporções, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA06, que aborda a utilização de medidas em situações do cotidiano.

A quarta ideia é a “Jogo da Velha Matemático”, onde cada espaço do jogo deve ser preenchido com uma equação que, ao ser resolvida, determina o vencedor. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e está relacionada à habilidade BNCC EF05MA09, que envolve a resolução de problemas com operações matemáticas.

A quinta atividade é a “Construção de Gráficos”. Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse e, em seguida, criam gráficos para representar essas informações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA11, que trata da interpretação e construção de gráficos e tabelas.

A sexta ideia é a “Matemática e Arte”, onde os alunos utilizam formas geométricas para criar obras de arte. Essa atividade promove a compreensão das propriedades das figuras geométricas e está relacionada à habilidade BNCC EF05MA01, que envolve a identificação e classificação de formas.

A sétima atividade é o “Desafio dos Números”, onde os alunos devem criar um jogo de tabuleiro que envolva operações matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA02, que envolve a resolução de problemas em grupo.

A oitava ideia é a “Matemática no Esporte”, onde os alunos analisam estatísticas de diferentes esportes, como médias de pontos e porcentagens de acertos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA10, que envolve a interpretação de dados em contextos esportivos.

A nona atividade é a “Construção de um Orçamento”. Os alunos devem planejar um evento fictício, considerando receitas e despesas. Essa atividade promove a compreensão de operações financeiras e está relacionada à habilidade BNCC EF05MA05, que trata da resolução de problemas envolvendo dinheiro.

A décima ideia é a “Exploração de Padrões”. Os alunos devem identificar e criar sequências numéricas ou geométricas, promovendo o raciocínio lógico e a habilidade BNCC EF05MA04, que envolve a identificação de padrões em diferentes contextos.