15 Ideias de Atividades (BNCC) do EJA séries iniciais

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória com palavras. Os professores podem criar cartões com palavras e suas definições ou imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, promovendo a associação de ideias. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes temas, como animais, objetos ou verbos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos Coletivos

A produção de textos coletivos é uma excelente maneira de trabalhar a escrita e a criatividade. Os alunos podem se reunir em grupos para criar uma história, onde cada um contribui com uma parte. O professor pode orientar sobre a estrutura do texto e a importância da coesão e coerência. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve a leitura de um texto em voz alta, onde o professor e os alunos discutem o conteúdo, as palavras e o contexto. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão leitora e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes, desenhos e textos explicativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula ou em um mural escolar. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Dramatização de Histórias

A dramatização de histórias é uma forma lúdica de trabalhar a interpretação e a expressão oral. Os alunos podem escolher uma história conhecida e encená-la, utilizando figurinos e adereços. Essa atividade estimula a empatia e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos para ensinar matemática é uma maneira eficaz de engajar os alunos. Jogos de tabuleiro, cartas ou digitais podem ser usados para trabalhar operações básicas, frações e medidas. Essa abordagem torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os professores podem propor atividades como a mistura de substâncias para observar reações químicas ou a construção de pequenos circuitos elétricos. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Vídeos Educativos

A criação de vídeos educativos permite que os alunos explorem novas tecnologias e desenvolvam habilidades de comunicação. Eles podem produzir vídeos sobre temas estudados, utilizando recursos como animações e entrevistas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15ET01.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e enigmas, são ótimas ferramentas para desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Essas atividades podem ser realizadas em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15MA02.

10. Visitas a Museus Virtuais

As visitas a museus virtuais são uma forma inovadora de explorar a cultura e a história. Os alunos podem acessar exposições online e discutir o que aprenderam em sala de aula. Essa atividade estimula a curiosidade e o conhecimento sobre diferentes temas. Habilidade BNCC: EF15HI01.