15 Ideias de Atividades (BNCC) do EJA ensino fundamental

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com definições e termos, promovendo a interação e a aprendizagem colaborativa. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências, e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem participar de uma produção de texto coletiva, onde cada um contribui com uma frase ou ideia. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de escrita. A atividade pode ser direcionada para a criação de uma história ou um texto informativo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou cidadania, pode ser uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Os estudantes devem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, respeitando a diversidade de ideias. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que incentiva a discussão e análise de questões sociais e ambientais.

4. Criação de Cartazes Informativos

A atividade de criar cartazes informativos sobre um tema estudado permite que os alunos expressem seu entendimento de forma visual. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula ou em um evento escolar, promovendo a troca de informações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de obras artísticas e visuais.

5. Leitura e Análise de Poemas

Realizar uma leitura e análise de poemas pode enriquecer o repertório literário dos alunos. Após a leitura, os alunos podem discutir os sentimentos e as interpretações que os poemas despertam. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da análise de diferentes gêneros literários.

6. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos científicos simples, como a mistura de substâncias para observar reações químicas. Essa atividade prática estimula a curiosidade e o aprendizado ativo, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a investigação e experimentação no ensino de Ciências.

7. Criação de Vídeos Educativos

A produção de vídeos educativos sobre um tema específico permite que os alunos utilizem a tecnologia de forma criativa. Eles podem pesquisar, roteirizar e gravar o vídeo, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a produção de conteúdos multimídia.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma forma lúdica de revisar conteúdos. Os alunos podem criar seus próprios jogos, incorporando questões sobre o que aprenderam. Essa atividade promove a revisão de conteúdos de forma divertida e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

9. Visitas a Museus Virtuais

Com a tecnologia, os alunos podem visitar museus virtuais e explorar exposições de arte e ciência. Após a visita, eles podem discutir o que aprenderam e criar um relatório sobre a experiência. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a apreciação e análise de obras de arte.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que estimula a criatividade e a narrativa visual. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver personagens e enredos, promovendo a colaboração e a expressão artística. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.