15 Ideias de Atividades (BNCC) do EJA alfabetização

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade essencial para a alfabetização no EJA é a leitura e interpretação de textos. Os alunos podem ler contos, crônicas ou poemas e, em seguida, discutir em grupos o que entenderam. Essa prática desenvolve a habilidade de interpretação, além de estimular o pensamento crítico. A habilidade BNCC correspondente é a EF15LP01, que aborda a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular a produção de textos criativos é uma excelente maneira de desenvolver a escrita dos alunos. Os professores podem propor que os alunos escrevam uma história a partir de uma imagem ou de uma frase inicial. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP02, que incentiva a produção de textos de diferentes gêneros.

3. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como cruzadinhas e caça-palavras, são atividades lúdicas que ajudam na fixação do vocabulário. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, o que também promove a interação social. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que envolve a ampliação do vocabulário.

4. Criação de Cartazes

A criação de cartazes sobre temas relevantes para a comunidade escolar é uma forma de integrar a alfabetização com a cidadania. Os alunos podem pesquisar informações e apresentá-las de maneira visual. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos com diferentes finalidades.

5. Leitura de Imagens

Explorar a leitura de imagens é fundamental para a alfabetização. Os alunos podem analisar quadrinhos, fotografias ou ilustrações, discutindo o que as imagens comunicam. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05, que enfatiza a interpretação de diferentes formas de comunicação.

6. Roda de Conversa

A roda de conversa é uma prática que permite aos alunos expressarem suas opiniões e experiências. O professor pode iniciar um tema e os alunos devem compartilhar suas ideias. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção e a troca de informações.

7. Atividades com Músicas

Utilizar músicas como ferramenta de ensino é uma forma divertida de trabalhar a alfabetização. Os alunos podem analisar a letra de uma canção, discutir seu significado e até criar suas próprias letras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP07, que aborda a leitura e a interpretação de letras de músicas.

8. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade dos alunos. Os professores podem convidar os alunos a contar suas próprias histórias ou recontar histórias conhecidas. Essa prática está alinhada com a habilidade EF15LP08, que envolve a produção e a reescrita de narrativas.

9. Debates Temáticos

Organizar debates sobre temas atuais é uma maneira de desenvolver o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos podem se dividir em grupos e defender diferentes pontos de vista. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP09, que trata da argumentação e do respeito às opiniões alheias.

10. Criação de Blogs ou Diários

A criação de blogs ou diários é uma atividade que incentiva a escrita regular e a reflexão pessoal. Os alunos podem escrever sobre suas experiências e compartilhar com os colegas. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos em diferentes suportes e formatos.