15 Ideias de Atividades (BNCC) do Alfabeto

1. Caça-Palavras do Alfabeto

Uma atividade divertida que envolve a criação de um caça-palavras com palavras que começam com cada letra do alfabeto. Os alunos devem encontrar as palavras escondidas e, em seguida, escrever uma frase usando cada uma delas. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e escrita, além de estimular o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Letras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com letras do alfabeto e cartões com imagens de objetos que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda a reforçar a associação entre letras e sons, além de promover a memória visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade ao ar livre onde os alunos formam letras do alfabeto com seus corpos. Cada letra deve ser representada por um grupo de alunos, que devem se posicionar de forma a criar a forma da letra. Essa atividade promove a educação física e a criatividade, além de reforçar o aprendizado do alfabeto. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Livro do Alfabeto

Peça aos alunos que criem um pequeno livro ilustrado onde cada página representa uma letra do alfabeto. Eles devem desenhar ou colar imagens de objetos que começam com cada letra e escrever a palavra correspondente. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Bingo do Alfabeto

Monte cartelas de bingo com letras do alfabeto. O professor chama palavras e os alunos devem marcar a letra inicial da palavra em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha ou coluna ganha. Essa atividade é excelente para reforçar o reconhecimento das letras e a atenção. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Alfabeto em Histórias

Os alunos devem criar uma história curta onde cada frase comece com uma letra do alfabeto, seguindo a ordem. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas, além de reforçar o conhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Música do Alfabeto

Crie uma canção utilizando as letras do alfabeto. Os alunos podem inventar uma melodia e cantar juntos. Essa atividade ajuda a fixar o alfabeto de forma lúdica e divertida, além de desenvolver habilidades musicais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Alfabeto em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma tira de quadrinhos onde cada quadro representa uma letra do alfabeto com uma palavra e uma ilustração. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual, além de reforçar o aprendizado das letras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Cartazes do Alfabeto

Peça aos alunos que façam cartazes ilustrativos com cada letra do alfabeto e exemplos de palavras que começam com essas letras. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, criando um ambiente de aprendizado visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Alfabeto em Rimas

Os alunos devem criar rimas ou poesias que incluam palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de promover a musicalidade da língua. Habilidade BNCC: EF15LP08.

11. Desenho do Alfabeto

Os alunos devem desenhar um objeto que comece com cada letra do alfabeto. Após o desenho, eles devem apresentar para a turma, explicando a escolha do objeto. Essa atividade promove a expressão artística e a oralidade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

12. Alfabeto em Jogo de Dados

Crie dados com letras do alfabeto. Os alunos jogam os dados e devem dizer uma palavra que comece com a letra que caiu. Essa atividade é ótima para trabalhar a oralidade e o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP09.

13. Alfabeto em Mímica

Os alunos devem representar uma palavra que comece com uma letra do alfabeto através de mímica, enquanto os colegas tentam adivinhar a palavra. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação não verbal. Habilidade BNCC: EF15LP10.

14. Alfabeto em Cartões de Flash

Crie cartões de flash com letras do alfabeto e imagens correspondentes. Os alunos podem usar esses cartões para praticar a leitura e a escrita, além de jogar jogos educativos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

15. Alfabeto em Vídeo

Os alunos podem criar um vídeo curto apresentando o alfabeto, onde cada um fala uma letra e mostra um objeto que começa com essa letra. Essa atividade promove a tecnologia e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP12.