15 Ideias de Atividades (BNCC) do 6º ano de história

1. Criação de Linha do Tempo

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo sobre os principais eventos históricos do 6º ano, como a formação das civilizações antigas. Os alunos podem utilizar cartolina ou ferramentas digitais para criar suas linhas do tempo, destacando datas, eventos e suas consequências. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF06HI01.

2. Debates Históricos

Organizar um debate em sala de aula sobre temas relevantes da história, como a importância das civilizações antigas. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Esta atividade atende à habilidade BNCC: EF06HI02.

3. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre um tema específico da história, como a vida cotidiana em uma civilização antiga. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF06HI03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados, utilizando plataformas digitais ou jogos de tabuleiro. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma lúdica e interativa, alinhando-se à habilidade BNCC: EF06HI04.

5. Análise de Fontes Históricas

Os alunos podem trabalhar com diferentes fontes históricas, como documentos, imagens e relatos, para analisar e interpretar informações sobre o passado. Essa atividade desenvolve a habilidade de análise crítica e interpretação de dados, conforme a habilidade BNCC: EF06HI05.

6. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre temas históricos, conectando informações e conceitos importantes. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os temas estudados. Habilidade BNCC: EF06HI06.

7. Dramatização de Eventos Históricos

Promover uma dramatização de eventos históricos, onde os alunos podem representar personagens e situações de épocas passadas. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão dos contextos históricos, alinhando-se à habilidade BNCC: EF06HI07.

8. Pesquisa sobre Civilizações Antigas

Os alunos podem realizar pesquisas sobre civilizações antigas, como Egito, Grécia e Roma, e apresentar suas descobertas em forma de painéis ou apresentações. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apresentação de informações, conforme a habilidade BNCC: EF06HI08.

9. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem eventos históricos ou personagens importantes. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese, além de tornar o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: EF06HI09.

10. Visitas Virtuais a Museus

Realizar visitas virtuais a museus que possuem acervos relacionados à história estudada. Os alunos podem explorar exposições e discutir o que aprenderam em sala de aula. Essa atividade promove a interação com a cultura e a história, alinhando-se à habilidade BNCC: EF06HI10.