15 Ideias de Atividades (BNCC) do 6º ano ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em condições variadas. Os alunos podem observar o crescimento e desenvolvimento das plantas, registrando dados sobre a luz, água e tipo de solo. Essa atividade está alinhada com a habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI05), que aborda a importância das condições ambientais para a vida das plantas.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. A atividade envolve a construção de um diagrama que represente a evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade atende à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI06), que discute os processos do ciclo da água e sua importância para o meio ambiente.

3. Observação de Insetos

Os alunos podem realizar uma atividade de campo, observando diferentes insetos em seu habitat natural. Eles devem registrar as características dos insetos e discutir seu papel no ecossistema. Essa atividade está relacionada à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI07), que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo através de uma atividade prática, utilizando ímãs e objetos metálicos. Eles devem investigar quais materiais são atraídos pelos ímãs e discutir os princípios do magnetismo. Essa atividade está alinhada com a habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI08), que aborda as propriedades dos materiais.

5. Construção de um Terrário

Os alunos podem criar um terrário para observar o ecossistema em miniatura. Eles devem incluir diferentes elementos, como solo, plantas e água, e monitorar as interações entre eles. Essa atividade atende à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI09), que discute as interações entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Eles devem registrar suas observações e discutir o que ocorreu durante a reação. Essa atividade está relacionada à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI10), que aborda as transformações de materiais.

7. Estudo do Sistema Solar

Os alunos podem criar um modelo do sistema solar utilizando materiais diversos. Eles devem pesquisar sobre os planetas e suas características, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade atende à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI11), que discute os corpos celestes e suas interações.

8. Análise de Alimentos

Os alunos podem coletar diferentes tipos de alimentos e analisar seus componentes nutricionais. Eles devem criar gráficos que representem a quantidade de nutrientes em cada alimento. Essa atividade está alinhada com a habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI12), que aborda a importância da alimentação saudável.

9. Experiência com Som e Vibrações

Os alunos podem explorar o som e suas propriedades através de experimentos com instrumentos musicais. Eles devem investigar como as vibrações produzem sons e como diferentes materiais afetam o som. Essa atividade atende à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI13), que discute as propriedades do som.

10. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto que promova a sustentabilidade na escola, como a criação de uma horta ou a coleta de materiais recicláveis. Eles devem apresentar suas ideias e discutir a importância da sustentabilidade. Essa atividade está relacionada à habilidade 6º ano – Ciências – Habilidade: (EF06CI14), que aborda a relação entre ciência e sociedade.