15 Ideias de Atividades (BNCC) do 6º ano

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Crie um jogo de tabuleiro que aborde os principais eventos históricos do Brasil. Os alunos devem pesquisar e elaborar perguntas relacionadas às datas e personagens importantes. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15HI01, que trata da análise de eventos históricos e suas consequências.

2. Experimentos Científicos

Realize experimentos simples que demonstrem conceitos de física e química, como a densidade e reações químicas. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões, promovendo a habilidade EF06CI03, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde irão escrever sobre eventos da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade estimula a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros e formatos.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Organize um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade EF06CI04, que trata da discussão sobre questões ambientais.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas abordados em sala, como matemática ou ciências. Essa atividade promove a habilidade EF06MA05, que envolve a utilização de diferentes linguagens para expressar ideias e conceitos.

6. Leitura e Análise de Poemas

Proponha a leitura e análise de poemas de autores brasileiros. Os alunos devem identificar figuras de linguagem e temas, desenvolvendo a habilidade EF15LP02, que envolve a análise de textos literários.

7. Mapa Conceitual de Matemática

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione diferentes conceitos matemáticos, como frações e porcentagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF06MA01, que trata da compreensão de relações matemáticas.

8. Visita a Museus Virtuais

Realize uma visita a museus virtuais, onde os alunos podem explorar exposições e aprender sobre arte e história. Essa atividade promove a habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e análise de obras de arte.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas de literatura ou ciências. Essa atividade estimula a habilidade EF15LP03, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

10. Projeto de Pesquisa sobre Animais

Os alunos devem realizar um projeto de pesquisa sobre um animal de sua escolha, abordando habitat, alimentação e características. Essa atividade desenvolve a habilidade EF06CI02, que trata da pesquisa e apresentação de informações sobre seres vivos.