15 Ideias de Atividades (BNCC) do 2º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo habilidades de leitura e associação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a leitura e interpretação de palavras.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a imaginação e a oralidade. Os alunos podem trazer livros de casa ou escolher histórias da biblioteca da escola. Após a contação, os alunos podem discutir os personagens e a moral da história, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que incentiva a produção e a interpretação de narrativas.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma parte do texto, promovendo a colaboração e a criatividade. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

4. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou cartas para ensinar adição e subtração. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA01 da BNCC, que trata da resolução de problemas envolvendo operações matemáticas.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos como a mistura de água e óleo ou a criação de um vulcão com bicarbonato e vinagre. Os alunos podem observar e registrar os resultados, desenvolvendo habilidades científicas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI01 da BNCC, que aborda a investigação de fenômenos naturais.

6. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF02CI02 da BNCC, que envolve a comunicação de conhecimentos sobre a biodiversidade.

7. Jogos de Rimas

Promover jogos que envolvam a criação de rimas e poesias. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar rimas sobre temas variados, desenvolvendo a criatividade e o gosto pela literatura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04 da BNCC, que incentiva a produção de textos poéticos.

8. Atividades de Arte com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental. Essa atividade pode ser realizada em grupo e culminar em uma exposição. Alinha-se à habilidade EF02AR01 da BNCC, que trata da apreciação e produção de arte.

9. Jogos de Coordenação Motora

Atividades que envolvem correr, pular e lançar objetos ajudam a desenvolver a coordenação motora. Os professores podem organizar circuitos de atividades físicas, alinhando-se à habilidade EF02EF01 da BNCC, que aborda a prática de atividades físicas.

10. Discussão sobre Emoções

Promover um círculo de conversa onde os alunos possam expressar suas emoções e sentimentos. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da empatia e da comunicação. Está alinhada à habilidade EF02PS01 da BNCC, que trata das relações interpessoais e da convivência.