15 Ideias de Atividades (BNCC) diversidade étnico-racial

1. Roda de Conversa sobre Diversidade Étnico-Racial

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências relacionadas à diversidade étnico-racial. Utilize a habilidade BNCC EF15EF02 para discutir a importância do respeito e da valorização das diferenças culturais. Os alunos podem trazer objetos ou histórias de suas famílias que representem suas heranças culturais, estimulando um diálogo enriquecedor.

2. Mapa da Diversidade

Crie um mapa da diversidade étnico-racial da escola, onde cada aluno pode marcar sua origem ou a de seus antepassados. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15HI01, que aborda a diversidade cultural no Brasil. Os alunos podem apresentar suas localizações e contar um pouco sobre suas culturas, promovendo a troca de conhecimento.

3. Pesquisa sobre Personalidades Étnicas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre personalidades importantes de diferentes etnias que contribuíram para a sociedade brasileira. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15HI02, que incentiva a compreensão da história e da cultura brasileira. Os alunos podem apresentar suas descobertas em formato de cartazes ou apresentações orais.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimule os alunos a criar histórias em quadrinhos que abordem temas de diversidade étnico-racial. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que incentiva a produção de textos. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias, além de desenvolver a criatividade.

5. Danças e Músicas Típicas

Organize uma apresentação de danças e músicas típicas de diferentes culturas presentes na escola. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação das manifestações artísticas. Os alunos podem pesquisar e apresentar danças e músicas, promovendo o respeito e a valorização das tradições culturais.

6. Exposição de Artesanato

Realize uma exposição de artesanato que represente diferentes culturas étnicas. Os alunos podem criar peças inspiradas em tradições de suas famílias ou comunidades, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02. Essa atividade permite que os alunos explorem a criatividade e aprendam sobre a importância do artesanato na preservação cultural.

7. Leitura de Livros sobre Diversidade

Selecione livros que abordem a diversidade étnico-racial e promova sessões de leitura em grupo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a leitura e a interpretação de textos. Após a leitura, os alunos podem discutir as histórias e suas mensagens, promovendo a reflexão sobre a diversidade.

8. Criação de um Jornal da Diversidade

Os alunos podem criar um jornal escolar que destaque a diversidade étnico-racial presente na comunidade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a produção de textos jornalísticos. Os alunos podem entrevistar membros da comunidade e compartilhar histórias que promovam a inclusão e o respeito.

9. Atividades Culinárias

Promova uma atividade culinária onde os alunos possam preparar pratos típicos de diferentes culturas. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que incentiva a exploração de diferentes saberes. Os alunos podem aprender sobre a origem dos pratos e suas significações culturais, promovendo a troca de experiências.

10. Jogos e Brincadeiras Tradicionais

Organize uma tarde de jogos e brincadeiras tradicionais de diferentes culturas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF03, que aborda a importância do brincar na formação da identidade cultural. Os alunos podem aprender sobre as regras e a história das brincadeiras, promovendo a interação e o respeito entre as culturas.