15 Ideias de Atividades (BNCC) Diversidade Cultural Ensino Fundamental

1. Mapa Cultural da Classe

Os alunos podem criar um mapa cultural da sala de aula, onde cada estudante representa sua cultura de origem. Eles devem trazer objetos, músicas ou comidas típicas e apresentar para a turma. Essa atividade estimula o respeito e a valorização das diferenças culturais. Habilidade BNCC: EF15CG01.

2. Feira das Culturas

Organizar uma feira onde cada grupo de alunos representa uma cultura diferente. Eles podem montar estandes com informações, danças, músicas e comidas típicas. Essa atividade promove a pesquisa e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15CG02.

3. Contação de Histórias

Os alunos podem trazer histórias de suas culturas ou de culturas diferentes para contar aos colegas. Essa atividade desenvolve a oralidade e a empatia, além de enriquecer o repertório cultural dos estudantes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Música e Dança do Mundo

Os alunos podem pesquisar e apresentar músicas e danças de diferentes culturas. Eles podem até realizar uma apresentação ao vivo, promovendo a integração e o respeito às diversidades culturais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Cartões Postais Culturais

Criar cartões postais que representem diferentes culturas. Os alunos podem desenhar ou colar imagens e escrever informações sobre a cultura escolhida. Essa atividade estimula a criatividade e o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Culinária Internacional

Os alunos podem preparar pratos típicos de diferentes culturas e compartilhar com a turma. Essa atividade promove a experiência sensorial e o aprendizado sobre hábitos alimentares diversos. Habilidade BNCC: EF15ET01.

7. Entrevistas com Familiares

Os alunos podem entrevistar familiares sobre suas culturas e tradições. Em seguida, devem apresentar os resultados para a turma, promovendo a troca de experiências e o respeito às histórias de vida. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Exposição de Arte

Os alunos podem criar obras de arte inspiradas em diferentes culturas e realizar uma exposição na escola. Essa atividade estimula a criatividade e o reconhecimento da diversidade artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Jogos Tradicionais

Os alunos podem pesquisar e jogar jogos tradicionais de diferentes culturas. Essa atividade promove a interação e o aprendizado sobre as tradições lúdicas de cada cultura. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Projeto de Pesquisa sobre Diversidade

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre a diversidade cultural no Brasil e no mundo. Eles devem apresentar suas descobertas em forma de painel ou apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15CG03.