15 Ideias de Atividades (BNCC) ditadura militar ensino fundamental

1. Debate sobre a Ditadura Militar

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir os impactos da Ditadura Militar no Brasil. Divida a turma em grupos que defendam diferentes pontos de vista, como os que apoiavam o regime e os que eram contra. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13CHS101) que aborda a análise crítica de diferentes fontes históricas.

2. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os principais eventos da Ditadura Militar, como o AI-5 e a repressão política. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de desenvolver a habilidade BNCC (EM13CHS102), que envolve a produção de textos informativos e a utilização de diferentes linguagens.

3. Linha do Tempo Interativa

Proponha que os alunos construam uma linha do tempo interativa, destacando os principais acontecimentos da Ditadura Militar. Essa atividade pode ser feita em grupos e deve incluir datas, eventos e figuras importantes. Relaciona-se à habilidade BNCC (EM13CHS103), que trata da organização e interpretação de informações históricas.

4. Análise de Músicas da Época

Os alunos podem ouvir e analisar músicas que foram compostas durante a Ditadura Militar, como as de Chico Buarque e Caetano Veloso. Após a análise, cada grupo pode apresentar suas reflexões sobre como a música serviu como forma de resistência. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC (EM13CHS104), que envolve a apreciação e análise de diferentes manifestações artísticas.

5. Produção de Vídeos Documentários

Divida a turma em grupos e peça que produzam pequenos documentários sobre temas relacionados à Ditadura Militar, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de desenvolver a habilidade BNCC (EM13CHS105), que envolve a produção de conteúdos em diferentes mídias.

6. Entrevistas com Familiares

Os alunos podem entrevistar familiares ou conhecidos que viveram durante a Ditadura Militar, coletando relatos e experiências pessoais. Essa atividade promove a valorização da memória e da história oral, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CHS106), que trata da pesquisa e valorização de diferentes fontes históricas.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a Ditadura Militar, onde os alunos possam testar seus conhecimentos. Essa atividade pode ser realizada em formato de quiz, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Relaciona-se à habilidade BNCC (EM13CHS107), que envolve a construção de conhecimentos a partir de interações sociais.

8. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde publiquem textos, imagens e vídeos sobre a Ditadura Militar. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de desenvolver a habilidade BNCC (EM13CHS108), que envolve a produção de textos em diferentes formatos e para diferentes públicos.

9. Simulação de uma Audiência Pública

Proponha uma simulação de audiência pública onde os alunos possam discutir a importância da memória histórica e os direitos humanos. Essa atividade promove o debate e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CHS109), que trata da participação cidadã e do exercício da democracia.

10. Análise de Documentos Históricos

Os alunos podem analisar documentos históricos da época, como cartas, jornais e relatórios, para entender melhor o contexto da Ditadura Militar. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC (EM13CHS110), que envolve a interpretação de diferentes fontes documentais e a construção de conhecimentos históricos.