15 Ideias de Atividades (BNCC) diário educação infantil pronto

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher um livro que esteja alinhado com os temas da BNCC e realizar a leitura em voz alta, incentivando as crianças a interagirem com a narrativa. Essa atividade pode ser complementada com perguntas sobre a história, promovendo a reflexão e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente maneira de trabalhar o reconhecimento de palavras e a memória visual. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens que representem essas palavras, desafiando os alunos a encontrarem os pares correspondentes. Essa atividade estimula a concentração e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma forma de estimular a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar diferentes objetos e obras de arte, explorando texturas e formas. Essa atividade pode ser integrada a discussões sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Atividade de Música e Movimento

A música é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento motor e social das crianças. Os professores podem organizar uma atividade que envolva danças e canções, permitindo que os alunos se movimentem e se expressem. Essa atividade também pode incluir a criação de instrumentos musicais simples, utilizando materiais do dia a dia. Habilidade BNCC: EF15MU01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples é uma maneira divertida de introduzir conceitos básicos de ciências. Os professores podem escolher atividades que envolvam água, ar e objetos do cotidiano, estimulando a curiosidade e a observação. Por exemplo, a experiência de misturar água e óleo pode ensinar sobre densidade. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Criação de um Jardim na Escola

Incentivar as crianças a participarem da criação de um jardim na escola é uma atividade que promove o aprendizado sobre a natureza e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes, regar as plantas e observar seu crescimento. Essa atividade pode ser acompanhada de discussões sobre os cuidados com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade lúdica que estimula a criatividade e a expressão artística. Os professores podem ajudar as crianças a criarem seus próprios fantoches e a desenvolverem pequenas peças teatrais. Essa atividade também pode ser utilizada para abordar temas importantes, como amizade e respeito. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Caça ao Tesouro Educativa

A caça ao tesouro é uma atividade que pode ser adaptada para diversos conteúdos. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da escola, onde encontrarão desafios relacionados a matemática, ciências ou linguagem. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem participar da criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a ilustração e a colaboração. Os professores podem escolher um tema que esteja alinhado com a BNCC, como a diversidade ou a natureza, e incentivar as crianças a expressarem suas ideias. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico são essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os professores podem utilizar quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e atividades de lógica para estimular a resolução de problemas. Essas atividades podem ser realizadas em grupos, promovendo a interação social e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15MA02.