15 Ideias de Atividades (BNCC) diário 1º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias ou recontar histórias conhecidas. Essa atividade promove a criatividade e a expressão oral. Os professores podem incentivar o uso de fantoches ou desenhos para ilustrar as narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos podem trazer objetos de casa e classificá-los em grupos, como cores, formas ou tamanhos. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e na compreensão de categorias. Habilidade BNCC: EF15MA01.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Os professores podem organizar um jogo de perguntas sobre o conteúdo estudado. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Atividade de Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de uma leitura compartilhada, onde o professor lê um livro e os alunos comentam sobre a história. Essa atividade desenvolve a compreensão leitora e o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos simples, como misturar água e corante. Essa atividade estimula a curiosidade e o pensamento científico, além de promover a observação. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Atividade de Música e Movimento

Os alunos podem participar de atividades que envolvem dança e música, como coreografias. Essa atividade promove a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados. Essa prática estimula a escrita e a reflexão sobre o que foi aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de jogos de interpretação de papéis, onde encenam situações do cotidiano. Essa atividade desenvolve a empatia e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Atividade de Desenho Livre

Os alunos podem desenhar livremente sobre um tema específico. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de melhorar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR03.

12. Caça ao Tesouro Educacional

Os professores podem organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA02.

13. Atividade de Jardinagem

Os alunos podem participar de uma atividade de jardinagem, aprendendo sobre plantas e meio ambiente. Essa prática estimula a responsabilidade e o cuidado com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem criar um mural coletivo sobre um tema estudado, utilizando diferentes materiais. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR04.

15. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem jogar tabuleiros educativos que abordam conteúdos curriculares. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a socialização. Habilidade BNCC: EF15MA03.