15 Ideias de Atividades (BNCC) dia e noite

1. Observação do Céu Noturno

Uma atividade que pode ser realizada em sala de aula é a observação do céu noturno. Os alunos podem utilizar aplicativos de astronomia para identificar constelações, planetas e outros corpos celestes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI07, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem criar um diário de observação onde registram as mudanças que percebem no céu ao longo do dia e da noite. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, atendendo à habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos em diferentes gêneros.

3. Experimento com Luz e Sombra

Realizar um experimento simples com luz e sombra pode ajudar os alunos a entenderem como a posição do sol influencia a iluminação do ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI03, que aborda a relação entre a luz e os objetos.

4. Pintura do Dia e da Noite

Os alunos podem criar pinturas que representem a diferença entre o dia e a noite. Essa atividade artística estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

5. Jogo de Memória com Animais Noturnos e Diurnos

Um jogo de memória que inclua animais que vivem durante o dia e à noite pode ser uma forma divertida de aprender sobre a fauna. Essa atividade atende à habilidade EF02CI04, que trata da classificação de seres vivos.

6. Contação de Histórias sobre Dia e Noite

Os alunos podem participar de uma sessão de contação de histórias que explore temas relacionados ao dia e à noite. Essa atividade promove a oralidade e está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a escuta e a produção de narrativas.

7. Experiência com Ciclos de Vida

Os alunos podem estudar os ciclos de vida de plantas e animais, observando como esses ciclos se relacionam com o dia e a noite. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI08, que envolve a compreensão de ciclos naturais.

8. Criação de um Mapa do Céu

Os alunos podem criar um mapa do céu, identificando as constelações visíveis em diferentes épocas do ano. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI07, que envolve a observação e a descrição de fenômenos astronômicos.

9. Discussão sobre a Importância do Dia e da Noite

Promover uma discussão em sala de aula sobre a importância do dia e da noite para a vida na Terra pode ajudar os alunos a entenderem melhor os ciclos naturais. Essa atividade atende à habilidade EF02CI01, que trata da compreensão dos fenômenos naturais.

10. Criação de um Mural sobre o Dia e a Noite

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural que represente as características do dia e da noite, incluindo elementos como sol, lua, estrelas e animais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a produção de trabalhos artísticos em grupo.