15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia do Estudante

1. Criação de Cartazes sobre o Dia do Estudante

Os alunos podem criar cartazes que celebrem o Dia do Estudante, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Roda de Conversa sobre a Importância da Educação

Promova uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências e reflexões sobre a importância da educação em suas vidas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Produção de Vídeos sobre a Vida Escolar

Os alunos podem produzir vídeos curtos que retratem um dia na vida escolar, destacando suas atividades favoritas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CT01.

4. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a História do Dia do Estudante

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Dia do Estudante, incentivando a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15HI01.

5. Criação de um Mural de Mensagens Positivas

Os alunos podem criar um mural com mensagens positivas e motivacionais, promovendo um ambiente escolar acolhedor e inspirador. Habilidade BNCC: EF15PS01.

6. Apresentação de Talentos

Organize uma apresentação onde os alunos possam mostrar seus talentos, como música, dança ou teatro. Essa atividade valoriza a diversidade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Oficina de Artesanato com Temática Escolar

Realize uma oficina de artesanato onde os alunos possam criar objetos relacionados à escola, como cadernos personalizados ou porta-lápis. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Debate sobre os Desafios da Educação Atual

Promova um debate onde os alunos possam discutir os desafios enfrentados na educação atual, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um escreve uma página sobre suas experiências escolares. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Atividades de Integração entre Turmas

Organize atividades de integração entre diferentes turmas, promovendo a amizade e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15PS02.