15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia do Agricultor

1. Criação de um Jardim Vertical

Os alunos podem aprender sobre a importância da agricultura urbana criando um jardim vertical na escola. Essa atividade envolve o planejamento do espaço, a escolha das plantas e o cuidado com o cultivo. Os estudantes poderão observar o crescimento das plantas e entender a relação entre a agricultura e a sustentabilidade. Habilidades BNCC: CIENCIAS – 3º ano – EF03CI03.

2. Visita a uma Fazenda Local

Organizar uma visita a uma fazenda permite que os alunos vejam de perto o trabalho dos agricultores. Durante a visita, eles podem participar de atividades como a colheita de frutas e verduras, além de aprender sobre os diferentes tipos de cultivo e a importância da agricultura para a economia local. Habilidades BNCC: GEOGRAFIA – 4º ano – EF04GE03.

3. Oficina de Plantio de Sementes

Realizar uma oficina onde os alunos possam plantar sementes em pequenos vasos é uma excelente forma de ensinar sobre o ciclo de vida das plantas. Os estudantes poderão acompanhar o crescimento das sementes e aprender sobre os cuidados necessários para o cultivo. Habilidades BNCC: CIENCIAS – 2º ano – EF02CI01.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância do Dia do Agricultor e os diferentes tipos de cultivo. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização sobre a agricultura. Habilidades BNCC: ARTES – 5º ano – EF15AR01.

5. Jogo de Tabuleiro sobre Agricultura

Desenvolver um jogo de tabuleiro que simule a vida de um agricultor pode ser uma forma divertida de ensinar sobre os desafios e as recompensas da agricultura. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar as regras e o design do jogo. Habilidades BNCC: MATEMATICA – 6º ano – EF06MA05.

6. Palestra com um Agricultor Local

Convidar um agricultor local para falar sobre sua experiência e os desafios enfrentados no dia a dia pode inspirar os alunos. Essa interação proporciona uma visão realista da profissão e a importância da agricultura na sociedade. Habilidades BNCC: HISTORIA – 5º ano – EF05HI03.

7. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram o crescimento das plantas que cultivaram. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de observação e escrita, além de promover a reflexão sobre o processo de cultivo. Habilidades BNCC: LINGUA PORTUGUESA – 3º ano – EF15LP01.

8. Experimentos com Solo

Realizar experimentos para testar a qualidade do solo pode ensinar os alunos sobre a importância do solo para a agricultura. Eles podem coletar amostras de diferentes locais e analisar a composição e a fertilidade. Habilidades BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI02.

9. Criação de um Blog sobre Agricultura

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre a agricultura. Essa atividade estimula a escrita criativa e a utilização de ferramentas digitais. Habilidades BNCC: LINGUA PORTUGUESA – 6º ano – EF15LP03.

10. Feira de Produtos Orgânicos

Organizar uma feira onde os alunos possam vender produtos orgânicos cultivados por eles é uma ótima forma de aplicar o conhecimento adquirido. Além de aprender sobre a agricultura, eles também desenvolvem habilidades de empreendedorismo. Habilidades BNCC: MATEMATICA – 5º ano – EF05MA06.

11. Mapa da Agricultura Local

Os alunos podem criar um mapa que mostre as principais áreas agrícolas da região. Essa atividade envolve pesquisa e trabalho em grupo, além de promover o conhecimento sobre a geografia local. Habilidades BNCC: GEOGRAFIA – 6º ano – EF06GE01.

12. Atividades de Reciclagem para o Cultivo

Ensinar os alunos a utilizar materiais recicláveis para criar vasos e sistemas de irrigação pode ser uma forma de promover a sustentabilidade. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental. Habilidades BNCC: ARTES – 4º ano – EF15AR02.

13. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre a importância da agricultura e do Dia do Agricultor. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e o uso de tecnologias digitais. Habilidades BNCC: LINGUA PORTUGUESA – 7º ano – EF15LP04.

14. Pesquisa sobre Alimentos Típicos da Região

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os alimentos típicos da região e como são cultivados. Essa atividade promove a valorização da cultura local e a importância da agricultura na alimentação. Habilidades BNCC: HISTORIA – 4º ano – EF04HI02.

15. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Agricultura

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre agricultura pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo aprendido. Os alunos podem criar as perguntas e desafiar uns aos outros. Habilidades BNCC: MATEMATICA – 3º ano – EF03MA01.