15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia das Bruxas educação infantil

1. Fantasmas de Papel

Uma atividade divertida que envolve a criação de fantasmas utilizando papel. As crianças podem recortar formas de fantasmas e decorá-las com canetinhas e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG02 – Criar e expressar ideias por meio de diferentes linguagens.

2. Caça ao Tesouro de Halloween

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao Dia das Bruxas. As crianças devem seguir as pistas que levam a diferentes locais da escola ou da sala de aula, encontrando pequenos doces ou brinquedos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EI03EF01 – Participar de brincadeiras e jogos, respeitando as regras.

3. Máscaras de Halloween

As crianças podem criar suas próprias máscaras de Halloween usando papel, tesoura e materiais de decoração. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade manual e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03CG03 – Criar e expressar ideias por meio de diferentes linguagens.

4. Contação de Histórias de Terror

Promover uma sessão de contação de histórias com temas de Halloween. Os professores podem contar histórias de terror apropriadas para a idade, estimulando a imaginação e a escuta atenta. Habilidade BNCC: EI03LP01 – Participar de situações de comunicação oral, respeitando turnos de fala.

5. Pintura de Abóboras

Utilizar abóboras pequenas para que as crianças possam pintá-las com tintas coloridas. Essa atividade é ótima para trabalhar a coordenação motora e a criatividade, além de ser uma decoração temática. Habilidade BNCC: EI03CG02 – Criar e expressar ideias por meio de diferentes linguagens.

6. Músicas de Halloween

Ensinar músicas e cantigas relacionadas ao Dia das Bruxas. As crianças podem aprender coreografias simples para acompanhar as músicas, promovendo a expressão corporal e a musicalidade. Habilidade BNCC: EI03MU01 – Participar de atividades musicais, expressando-se por meio da dança e do canto.

7. Jogo de Memória de Halloween

Criar um jogo de memória com figuras relacionadas ao Halloween, como abóboras, fantasmas e bruxas. Essa atividade estimula a memória e a concentração das crianças. Habilidade BNCC: EI03MT01 – Resolver problemas de forma criativa, utilizando diferentes estratégias.

8. Desfile de Fantasias

Organizar um desfile onde as crianças possam mostrar suas fantasias de Halloween. Essa atividade promove a autoestima e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EI03EF02 – Participar de atividades de expressão corporal e teatral.

9. Artesanato com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar decorações de Halloween, como teias de aranha e morcegos. Essa atividade ensina sobre a importância da reciclagem e estimula a criatividade. Habilidade BNCC: EI03CG04 – Criar e expressar ideias por meio de diferentes linguagens.

10. Experimentos Científicos Temáticos

Realizar experimentos simples que tenham relação com o Halloween, como a reação do bicarbonato de sódio com vinagre para criar “poções mágicas”. Essa atividade desperta o interesse pela ciência de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI03CN01 – Explorar e investigar fenômenos naturais.